Cover Image: A ilustre Casa de Ramires

A ilustre Casa de Ramires

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

A primeira vez que li Eça foi ainda lá durante o ensino médio, com Cidade e as Serras, e depois tive contato apenas mais adulta com a minissérie Os Maias.
Tem um charme na construção de personagem do autor que simplesmente torna todo mundo interessante de testemunhar, um lugar em que eles habitam, que estão vivos. Dá vontade de ver o dia a dia, a rotina, o que fazem, falam, as tretas que arranjam. Mesmo com um protagonista tão... tão, a história vai ali caminhando por uma Portugal meio caótica, passando o que Eça acreditava também ser uma solução para os problemas do país na época, pela política, pelos relacionamentos, até um desenlace.
No início demorei um pouco pra mergulhar no livro, especialmente pelas mudanças de narração (saindo de Gonçalo e indo pro passado idealizado dos Ramires), seja pela história ter demorado a me pegar mesmo. Mas tem algo nas histórias de Eça que depois que pegam você vai até o final.
(as resenhas ainda irão para o Skoob e Goodreads e também eventualmente citadas no podcast Multiverso X!)

Was this review helpful?

A ilustre casa de Ramires / Eça de Queiróz / @penguincompanhia

Quando Gonçalo Ramires conclui sua formação em direito, ele retorna a sua terra natal, e acaba se deparando com a ruína econômica de sua família.

Na tentativa de se inserir na vida social e ganhar notoriedade, ele acaba por ingressar na política, ao mesmo tempo, em que dedica parte do seu tempo a escrita, escolhendo um de seus ancestrais como personagem principal de sua nascente obra.

Podemos acompanhar o paralelo que Gonçalo faz, entre a história de sua família e a de Portugal, ambas tiveram seu momento de glória e agora se encontravam em ruínas.

No transcorrer da escrita, Gonçalo percebe que sua tentativa de reconstruir os tempos áureos de sua família, não alcançam o objetivo pretendido, pelo contrário, ele só traz a tona o lado desumano dos Ramires.

Infelizmente essa não foi uma obra que prendeu minha atenção, e por diversas vezes eu tivesse que reler alguns trechos, não por ter uma escrita rebuscada e de difícil acesso, mas por conta da forma que a obra se desenvolvia. Espero retorna a essa leitura em outro momento, talvez então, possa apreciar ela da maneira correta.

#Companhiadasletras #penguincompanhia #Eçadequeiroz #portugal #Ramires #decadencia #tbr #parceria #letura2023

Was this review helpful?