Cover Image: Uma mulher no escuro

Uma mulher no escuro

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Suspense policial curto, bem objetivo, com um desfecho bem legal. Sinto que algumas partes foram um pouco apressadas, então dava para estender ainda mais, talvez adicionar uns personagens para aumentar o mistério... Mas o resultado foi maravilhoso. Raphael é sempre um presente de se ler.

Was this review helpful?

Não consegui ler ainda essa obra, e acabei priorizando outros livros, devido as parcerias que estou em atraso. Um dia quem sabe ainda leia o mesmo, e outras obras do autor.

Was this review helpful?

Como semprr o autor nos supreende, uma história maravilhosa, quero muito ler outros livros do autor, super indico

Was this review helpful?

Ainda criança, Victoria foi a única poupada do assassinato de sua família, fato que a marcou por toda a sua vida e é o motivo de ser uma mulher instável psicologicamente, que ainda sente muito pelos traumas de infância e possui sérios problemas com confiança em outras pessoas, se mantendo distante de qualquer relação interpessoal.

Com um grupo de personagens bem pequeno e algumas histórias do passado a serem descobertas, o escritor traz de volta algumas características do assassinato da família da protagonista, e isso faz com que ela acredite que o assassino voltou e está a procura dela. Com isso, o thriller de Raphael Montes vai conduzir uma trama muito bem estruturada, com possibilidades para diversas teorias, me vez duvidar de todos os personagens, inclusive da integridade da protagonista, e um final, mesmo que com alguns elementos que ficaram óbvios, chocante e muito bem pensado.

Sobre pontos que não me agradaram, algumas pistas que a protagonista consegue mais pro meio do livro poderiam ser um pouco mais desenvolvidas para não parecer algo jogado na história. Por exemplo, tem evidências que envolve a polícia, e talvez não tenham ficado de acordo com a realidade, o próprio investigador aparece bem pouco e quando aparece é para nortear a protagonista na investigação.

Enfim, o ponto alto de um thriller, para mim, é o autor conseguir te dar dicas do final e mesmo assim ser um final com algumas informações inesperadas. Não é tirado repentinamente e nem muito na cara. Com exceção do que citei anteriormente, todo o final é bem desenvolvido e tudo se fecha direitinho. Fiquei bem imerso na história e posso dizer que o livro cumpriu seu papel.

Was this review helpful?

Espetacular como qualquer obra de Raphael Montes.
Super indicado, embora goste mais de Jantar Secreto, Uma mulher no escuro me surpreendeu bastante também.

Was this review helpful?

Um livro muito bom!!! Surpreendente, boa narrativa e envolvente.
Gosto bastante dessa pegada mais forte que o autor tem, que nos deixa desconfortável durante a leitura para nos fazer sair daquela da mesmice. Não decepciona, mas também não é o melhor do autor.

Was this review helpful?

Raphael Montes tem uma escrita ágil, é fácil ler os livros dele, mas existe um problema enorme: ele não sabe escrever mulheres. Em todos os seus livros, quando se trata de personagens femininas, a misoginia fica evidente na narrativa. Pode ser que se alegue estilo, mas a partir do momento que isso se torna repetitivo e que é um padrão observado apenas ao escrever mulheres, fica meio impossível não perceber que há algo errado. Aqui isso fica mais escancarado, porque a protagonista é mulher. É desconfortável de ler - e não do jeito que uma boa literatura causa desconforto, é desconfortável porque é quase impossível ler sem se sentir agredida de alguma forma.

Was this review helpful?

Uma leitura rápida e emocionante, Raphael sabe como fazer livros de suspense, sempre com um desfecho surpreendente.

Was this review helpful?

Raphael Montes não brinca em serviço! Nos introduziu à história com um prólogo capaz de tirar o fôlego. Sua escrita está cada vez melhor e o suspense até o final é garantido. Certamente, essa foi uma das melhores leituras do ano e me sinto muito feliz por ser de um autor nacional.

Preciso pontuar que o livro é bem pesado e causa certo desconforto em determinadas partes, indico apenas para quem tem estômago forte, pois além de conter cenas de violência, também há cenas de abuso sexual, e pedofilia, portanto, se você é sensível a esses temas, recomendo que pense bem antes de iniciar a leitura.

Was this review helpful?

Uma Mulher no Escuro me impressionou pela forma como me deixou tensa, assustada e temerosa da maldade humana. Não é para os fracos e impressionáveis, mas se você aprecia histórias pesadas, onde a brutalidade, a distorção do caráter e a loucura do ser humano são exploradas, vai querer conferir. Excelente!

Was this review helpful?

“... o perigo era discreto e sorrateiro, como a sua coceira que continuava a formigar em sua perna invisível.”

Uma Mulher No Escuro de Raphael Montes, é um thriller criminal denso e psicológico, lançamento da editora Companhia Das Letras.

O autor brasileiro nos leva em uma jornada pela historia de Victoria, uma sobrevivente de um ataque violento e sádico em sua infância. Como a única sobrevivente, Victoria se encontra vinte anos depois, vivendo uma vida carregada de cicatrizes, solidão e traumas.

Carregando a culpa daqueles que sobrevivem sem saber por que eles foram poupados quando todos os demais morreram, ela ainda se pergunta o que ocasionou a morte de seus pais e irmão. Porque ela sobreviveu e eles não?

“ela reconstruía sua família como quem lia um livro de ficção e imaginava os personagens”

Este é o segundo livro do autor que eu tenho o prazer de ler, o primeiro foi Jantar Secreto, do qual gostei bastante, porém, não se compara ao quanto eu gostei de Uma Mulher No Escuro. Eu particularmente acho a escrita do autor está em constante evolução, neste livro, não houve um momento em que eu pensei: tudo bem, posso parar e ler o resto amanhã.

Não meus caros eu precisava saber o que estava acontecendo.

Na trama após vinte anos do ataque que a deixou com profundas cicatrizes, tanto físicas quanto mentais, Victoria está finalmente alcançando certo equilíbrio para a sua vida, está longe de ter um dia a dia sadio, mas não temos como não sentir empatia, com tudo o que ela passou.

Ela está frequentando terapia três vezes na semana, sóbria e consegue manter uma rotina de trabalho que possibilita que ela sobreviva. Ainda está determinada a manter uma redoma de proteção entre ela e o resto do mundo, porém, existem algumas sementes crescendo aos poucos que tornam possível, visualizar que em algum momento de sua vida, talvez, ela consiga ter um pouco de felicidade...

As únicas pessoas em sua vida é sua tia-avó Emilia que a criou após o assassinato de sua família, seu chefe, um amigo chamado Arroz com quem tem uma relação de amizade, digamos assim, peculiar, já que eles podem se conhecer a anos, porém, ela não conta nada de sua vida a ele, e não quer saber nada da vida dele, seu terapeuta que surgiu em um momento de profunda fragilidade em sua vida e ajudou a criar uma rotina mental melhor. E sim, meus caros um interesse romântico...

“Era assim se apaixonar? Um calor que vinha não sabia de onde, a cabeça zonza com os pensamentos e o coração descontrolado?”

Felicidade à frente?

Talvez...

Então, tudo muda com a volta do assassino psicopata que destruiu sua vida vinte anos atrás!

É nesse ponto que a trama deixa de ser acompanhar uma vitima em sua luta para superar seus traumas, para uma busca pela verdade.

O assassino, que vinte anos atrás fora um jovem de dezessete anos, aluno do colégio dos pais de Victoria sumiu após passar menos de um ano preso, com a ficha limpa ninguém tem noticias dele, até que ele resolve voltar a caçar Victoria.

Invade seu apartamento, cobre de tinta o Abu (ursinho de pelúcia presente na capa do livro), e a faz reviver toda a sua tragédia novamente.

Com medo de todos ao seu redor, ela passa por uma crise

Temos uma jornada ao passado, onde Victoria precisa encontrar as pistas que façam a compreender a motivação que o assassino tenha tido para matar sua família. E com isso descobrir quem ele é e como se defender dele.

Após esse momento eu devorei o livro, a investigação de Victoria foi bem visceral, infelizmente eu desconfiei de quem era o assassino logo no inicio, quis estar errada enquanto lia, mas estava certa, porém, o autor criou um bom emaranhado de questões, motivações e segredos para serem desvendados, e uma dose de reviravoltas sadias e empolgantes nos capítulos finais.

“O excesso de amor é tão perigoso quanto a falta.”

Algo que preciso dizer é que o livro possui diversos gatilhos: a fealdade e crueldade do assassinato da família de Victoria se aliam a outros temas pesados e revoltantes, tais como abuso sexual, pedofilia, violência de diversas maneiras, como já podemos esperar de livros de suspense, focados em crimes.

E não somente isso, o autor mais uma vez cria um dialogo de oposição ao preconceito, racismo e ignorância. Em alguns momentos, as traições que Victoria tem que enfrentar, é de uma dolorosa realidade. Que me entristeceram profundamente, afinal, isso é a realidade da vida de tantas pessoas, impossível não se impactar.

Algo que gostei no livro foi à questão da saúde mental que é abordada, a protagonista luta contra seus traumas, muitas vezes afundando em um caos mental, que a torna muito frágil, contundo, ela se ergue novamente, em busca de um controle para sua vida. Victoria é a personagem mais bem delineada do livro e é um protagonista forte que cria um vinculo com o leitor, me vi torcendo por ela, desejando que ela alçasse vôos e saísse triunfante de toda violência de sua vida...

Sobre isso, só posso dizer leiam... E conheçam o destino de Victoria Bravo.

Os demais personagens: Georges, Arroz, Dr. Max, a tia-avó Emília, todos tem o seu propósito no livro, e apesar de não terem uma descrição mais profunda, ainda possuem nuances de personalidades distintas e guardam algumas surpresas para os leitores.

Uma super indicação de leitura nacional. Para quem curte Thriller, livros com crimes, e uma dose de tragédia literária. De livros onde pequenas pistas estão sendo jogadas o tempo todo nas entrelinhas e onde você deve desconfiar de todos o tempo todo.

O autor está atualmente envolvido na escrita de um roteiro para o cinema sobre o caso real do assassinato do casal Von Richthofen ao lado de uma das melhores criminólogas e escritoras brasileira, Ilana Casoy, o que nos indica que veremos mais livros como este no futuro de Montes.

Curiosidade:

Para quem acompanha os demais livros de Raphael deve encontrar algumas referências legais, como dele só li jantar secreto, peguei a descrição de uma mulher com uma serra elétrica amarela. Eu simplesmente adoro encontrar essas referencias a outras obras dos autores em seus novos livros.

Was this review helpful?

Uma Mulher no Escuro nos conta a história de Victoria Bravo, a única sobrevivente de um crime brutal. Quando ela tinha apenas quatro anos, um jovem invadiu a sua casa e matou seus pais e seu irmão mais velho a facadas, pichando seus rostos com tinta preta e deixando-a à beira da morte.

Vinte anos se passaram desde a tragédia. Victoria foi criada por sua tia Emília e, apesar de todo o cuidado e carinho, nunca superou o trauma. Ao longo dos anos, Victoria se tornou uma mulher extremamente solitária, praticamente incapaz de se relacionar com as pessoas. Com exceção da tia e de seu psiquiatra, o Dr. Max, Victoria tem um único amigo, o Arroz, que ela conheceu pela internet e que nada sabe sobre seu passado.

Seu apartamento é seu refúgio e quando não está no trabalho ou visitando a tia, Victoria se sente segura trancada em casa, observando as pessoas pelas janelas. A única diversão que ela se permite é, junto com Arroz, visitar casas que estão anunciadas à venda, mas cujos proprietários ainda morem no imóvel. Victoria sente um prazer secreto em entrar nas casas e imaginar as vidas dessas pessoas, sonhar como seria se fizesse parte daquela família ou se ela fosse outra pessoa…

Seguindo os conselhos do Dr. Max, Vistoria decide tentar ser mais sociável e decide dar uma chance para George, um escritor que todos os dias aparece no café onde ela trabalha. Pela primeira vez na vida ela se sente confortável em se abrir e contar para alguém sobre seu passado terrível…

E quando finalmente Victoria acredita que pode deixar um pouco do horror, do medo e da desconfiança para trás, o assassino de sua família decide reaparecer para aterrorizá-la. Mesmo sabendo seu nome, vinte anos se passaram e ela não tem ideia de como ele se parece. Qualquer pessoa ao se redor pode ser o monstro que quase a matou e que mudou sua vida para sempre… E ele pode estar mais próximo do que ela imagina!!

Nesse thiller psicológico alucinante, Victoria terá que mergulhar em suas terríveis lembranças do passado e reviver toda a sua dor para descobrir não só quem é o assassino, mas também os motivos que o levaram a matar sua família e porque ele está de volta para atormentá-la.

Mais uma vez sou obrigada a vir aqui tecer muitos elogios ao Raphael Montes que, além de muito simpático, é um autor excepcional! Depois de ler mais esse livro não tenho medo algum de afirmar que ele é um dos melhores autores nacionais da atualidade e, para mim, o melhor no gênero!

Mais uma vez o autor soube criar uma história envolvente e capaz de confundir a cabeça do leitor. Ao ler mais essa trama, ficou muito claro para mim que o autor não tem medo de flertar com o lado mais sombrio do ser humano e trazer para suas histórias uma perversidade inimaginável para muita gente!

Victoria é uma protagonista nada cativante, mas extremamente interessante de acompanhar. Toda a tragédia da sua vida e seus traumas tornam bem difícil que a gente se identifique com ela, que horas se mostra uma vítima frágil, ora parece paranóica e ora soa apenas como uma esquisitona problemática que parece ser capaz até mesmo de estar inventando tudo…

Além de Victoria, temos três outros personagens que são, ao mesmo tempo solícitos e suspeitos. Três pessoas cercam a protagonista e podem estar usando o que sabem para atormentá-la… E é claro que nosso querido e malvado autor torna extremamente difícil a missão do leitor de descobrir o verdadeiro assassino! Rs…

Como já era de se esperar, já que reviravoltas são a marca registrada do Raphael Montes, essa história é uma verdadeira loucura! Rs… Quando a gente tem certeza que sabe o que está acontecendo, vira a página e leva aquele tombo!

Gostei demais dessa história e recomendo muito para quem é fã de thrillers psicológicos! Não chegou a se tornar meu preferido do autor, porque Jantar Secreto e Suicidas arrancaram muitos palavrões da minha pessoa, mas essa é uma história imperdível para quem não se importa de ser feito de trouxa!!! kkkkkkk

Was this review helpful?

Esse foi meu primeiro contato com o Raphael romancista. Já li "O Vilarejo" que é um livro de contos muito macabro e esse foi meu escolhido para iniciar seus romances.

Livro disponibilizado, corri para ler. Eu sou bem fã de thrillers, então fui sabendo pouquíssimo da leitura e sem ter lido resenhas sobre.

Aqui conhecemos Victoria 20 anos depois do massacre que aconteceu em sua casa quando ela tinha apenas 4 anos. Um indivíduo encapuzado invadiu sua casa e matou toda a sua família, pixando com tinta preta o rosto de todos eles. Neste dia ela perdeu a mãe, o pai e o irmão mais velho, e presenciou boa parte da carnificina.

Agora, 20 anos depois, ela tenta seguir em frente, sem nenhum laço familiar além de sua tia, que vive em uma casa de repouso, das sessões de terapia que tem com seu psiquiátra, Max, e do colega Arroz, que conheceu pela internet mas com quem nunca conseguiu se abrir de verdade.

A rotina de Victoria muda quando ela conhece um escritor que frequenta o café onde ela trabalha. Alguém com quem ela se sente um pouco segura para revelar parte de seu passado, e logo Georges passa ser alguém importante em sua vida.

Mesmo depois de 20 anos a jovem mulher não consegue encontrar paz. O assassino está de volta e quer brincar.

Eu entrei nessa leitura sem muitas expectativas, o que foi ótimo. É um livro divertido, instigante, mas não me senti realmente conectada aos personagens. O livro é narrado em terceira pessoa, mas o foco é todo na protagonista (da qual não conseguiu gostar). Já li sobre muitas personagens que passaram por traumas semelhantes e... Não desceu. Não consegui engolir suas atitudes, sua inocência, o quão contraditória ela é. E entendo a relação disso tudo com a infância interrompida, mas o seu desenvolvimento foi, na minha humilde opinião, pobre demais.

O suspense que leva às últimas cenas foi bem elaborado, mas a execução dessas cenas em si deixou a desejar, pra mim, e como boa fã e leitora assídua do gênero que sou.

Se está procurando um livro rápido e instigante, recomendo. Se, como eu, já leu muito do gênero e quer algo além... Não sei se essa é a melhor escolha.

Was this review helpful?

Resenha | < #resenhacantinhodeliteratura > | Uma mulher no Escuro | @raphael_montes | @companhiadasletras | 4,5🌟


📄 Oi meus seguimores, como vocês estão? Hoje é dia de resenha aqui no Cantinho. E o livro da vez é Uma Mulher no Escuro do autor nacional @raphael_montes . A obra é publicada pela @companhiadasletras e me foi cedida em ARC.


💬❝Ninguém precisa ser seu passado, Victoria.❞


📖 Victoria foi a única sobrevivente de um triplo homicídio que terminou com sua família. Ainda criança, ela vê seus pais e seu irmão serem assassinados.

📖 Anos depois, ela tenta levar sua vida. Mesmo tendo diversos traumas. Até que, o assassino reaparece.


💬❝Não queria estabelecer uma relação baseada em segredos, pois sabia muito bem como machucavam.❞


📝 A Mulher no Escuro é um thriller nacional escrito por @raphael_montes que vicia desde a primeira página. A trama se passa no Rio de Janeiro, e ter uma cidade do nosso país como fundo me fez ficar mais ligado ainda.

📝 A narrativa é envolvente e a cada capítulo algo novo acontece e faz com que o mistério seja cada vez mais complexo.

📝 Os personagens são bem construídos, cada um deles possuí um mistério e um ponto em comum, não sabemos o passado deles. Ou seja, qualquer pessoa pode ser a assassina.

📝 Particularmente, fui totalmente enganado durante toda a história. Suspeitei de personagens errados e no momento que tudo é revelado é um baque atrás de outro.

📝 Nas últimas páginas, eu já não sabia mais o que podia acontecer e só queria continuar lendo! O autor fez uma trama que faz a pessoa perder o sono para descobrir o final.

📝 Contudo, achei o final um pouco corrido e foi só por isso que ele não levou nota máxima. Mas, mesmo assim, isso não incomodou em nada ou atrapalhou o desenrolar da história.

📝 Sem sombra de dúvidas, já quero ler outras obras do autor. Esse foi o meu primeiro contato e já fiquei apaixonado pela escrita dele.


📄 Por hoje é isso, espero que tenham gostado e se procuram um bom thriller nacional, Uma mulher no Escuro é a dica do Cantinho. ☕️☕️


#umamulhernoescuro #parceirocia19 #resenha #companhiadasletras #raphaelmontes

Was this review helpful?

Victoria é uma sobrevivente. Após perder sua família em um assassinato brutal, ela encontra na sua Tia-Avó Emilia a sua base e único suporte familiar. Longe de ser uma pessoa amarga, Bravo é uma jovem adulta triste, abandonada e levando a vida um dia de cada vez. Ela não se sente inclinada a desafiar-se a mudar a sua rotina de ir do trabalho para casa e às vezes ao psiquiatra, Dr, Max e visitar apartamentos para alugar com seu amigo, Arroz. Ela gosta da segurança e controle sob a sua vida pacata.

Sua vida sofre uma reviravolta quando uma série de pequenas eventos a levam a sair do seu campo de conforto. Uma invasão ao seu apartamento despertam memórias do assassinato da sua família e levam Victoria a acreditar que não está segura.

Esse é o meu primeiro contato com um romance do autor Raphael Montes. A sinopse me atraiu de cara. Vocês sabem que eu amo um suspense e acreditei que seria uma boa forma de conhecer o trabalho do autor lendo um gênero que eu tenho uma afeição tremenda.

É uma história instigante. Comecei a leitura no dia 20 e senti-me incapaz de abandonar a leitura até chegar no seu fim. De ontem para hoje, quando terminei, eu fui dormir pensando nos desenrolar da trama e me peguei devorando os últimos 10% finais de manhã e terminando a leitura com uma sensação de completude.

Victoria é uma personagem admirável. Ela não é uma desbravadora nem detentora de todas as respostas para os obstáculos no seu caminho. Muito pelo contrário, na maioria das vezes, ela não tem a menor ideia do que está acontecendo e nem do que deve fazer. Essa falta de controle é um ponto muito importante para a verossimilhança e também para desafiar a personagem em ir contra a sua natureza protetora e controladora. Há um desenvolvimento admirável através da trama e o seu final faz jus a mulher que se transforma e descobre em sua desventura.

Dr Max, Arroz, Georges, o delegado e Emilia tem papéis pontuais na trama seja para tirar a protagonista da sua zona de conforto, levá-la a desafiar seu caráter e seus temores, ajudá-la em desvendar o mistério circundando a sua vida, apresentar-lhe uma nova faceta da vida e ser a sua base familiar. Sem a presença desses personagens, Victoria teria uma jornada um tanto longa para encaminhar-se para o desenlace de sua história.

O suspense está presente a todo momento na trama. Como disse não consegui largar a leitura e uma das razões é como Raphael consegue passear na história entregando o que é necessário para entendermos o que está acontecendo, supor o que está acontecendo e nos surpreender com o que está de fato rolando. Por mais que você comece a sacar o que está acontecendo na trama e dar rosto ao assassino quando há as revelações não rola um sentimento de decepção por ter errado ou acertado. Tudo faz sentido. Tudo tem um encaixe bem delineado e apresentado na trama. Há duas reviravoltas que para mim funcionaram para lá de bem - inclusive uma delas me deixou boquiaberta. Precisei continuar lendo para descobrir se a personagem estava mentindo em seu relato.

Para os fãs de suspense é uma história imperdível, rápida de ler com personagens cativantes e uma trama envolvente. Foi uma das grandes surpresas desse primeiro semestre.


A ARC foi cedida pela Companhia das Letras pelo Net Galley e o romance será lançado nas livrarias e sites no dia 31 de maio de 2019 podendo adquirir em livro físico e e-book.

Um beijão da Bárbara Herdy.

Was this review helpful?