Cover Image: Cadê você Bernadette?

Cadê você Bernadette?

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Eu amo uma boa reviravolta e esse livro entrega exatamente isso. A forma como a história foi construída me deixou completamente presa.

Was this review helpful?

Cadê você Bernadette? é o tipo de livro que nem todo mundo vai amar. A história promete um romance contemporâneo divertido e com certo mistério que visa prender o leitor à sua trama. De certa maneira, isso realmente acontece, mas é puramente devido à escrita fluida da autora e sua narrativa diferente, através de cópias de faxs, emails, entre outros.

As três estrelas que dei a esse livro foi puramente por ter gostado da escrita, mas confesso que a caracterização dos personagens e suas motivações foram pouco críveis e cativantes. Outro ponto positivo foram os temas abordados ao longo da história, as pequenas críticas feitas à sociedade e seu modo de agir, mas que, em minha opinião, poderiam ter sido tratadas de forma melhor no livro.

Mas, mais do que isso, o que me incomodou foi a construção da história e o final que deram à ela. Os acontecimentos narrados deixam o leitor indignado em certos momentos e sensibilizado em outros e o final simplesmente passou um pano em tudo isso como se nada tivesse acontecido. Achei muito pouco satisfatório e o sentimento de frustração foi grande ao terminar o livro. De um modo geral, o livro apresenta uma leitura fácil, com uma escrita gostosa de acompanhar mas uma história que mais frusta do que entretém.

Was this review helpful?

Existem livro que começam de forma estranha ou desinteressante. E então, com persistência e aquela dose necessária de curiosidade, a leitura prossegue. Foi assim com Cadê, você Bernadette, que ganhou uma boa adaptação literária para o cinema com a talentosíssima Cate Blanchett. Com uma forma diferente, sarcástica e ousada de escrita, a obra começa de forma confusa e ganha ritmo conforme vamos desvendando seus ilustres personagens.

Bernadette é uma mulher que abriu mão de seu trabalho e carreira para cuidar de sua filha, Bee, que nasceu com um problema sério de saúde. Assim, se tornou uma mulher cautelosa, com um forte gênio e que enxerga o local em que mora e seus habitantes de maneira mais crítica. Sem amigos próximos, acaba por desabafar com uma assistente virtual da Índia que, mais tarde, se mostrará ser um completa confusão e dor de cabeça para Bernadette. Neste meio tempo, está em constante tensão com a comunidade em que vive, principalmente com sua vizinha Audrey, e ainda precisa se preparar para uma viagem à Antártida com sua família.

Por meio de uma narrativa com emails, cartas, bilhetes e documentos oficiais, vamos entendendo a causa do sumiço repentino de Bernadette e como sua filha Bee chega a conclusão de todo o mistério. O final me deixou pensativa, pois você espera um livro mais leve e com menos informações, e ao terminar a leitura, sente que absorveu uma boa quantidade de aprendizados.

Uma obra que nos fala sobre a relação entre marido e esposa, mãe e filha e uma mulher que abriu mãe de uma carreira promissora e daquilo que amava fazer para cuidar de seu maior bem, sua filha. É uma leitura diferente, corajosa e que me deixou muito feliz por tê-la feito.

Was this review helpful?

Essa resenha vai ser difícil. Acredito que percebi que no meio do livro que provavelmente não faço parte do público alvo. Acreditei que eu fosse gostar de uma sátira com um humor mais afiado, mas no final não superou as minhas expectativas. Mas começando com uma menção positiva, é o tipo de livro que é rápido e fácil de ler, e a forma como fornece documentos, e-mails e diversos pontos de vista para construir a narrativa é bem interessante. Porém, meu maior problema foram os personagens. Não me apaixonei, não torci por eles e no final eles me pareceram um pouco medianos. O que também matou um pouco as minhas expectativas em relação ao título é que a Bernadette não some até depois da metade do livro, então quando o mistério realmente começa, o meu interesse já havia se perdido um pouco.

Em suma, é um livro divertido e bem humorado e tem um estilo que pode interessar pessoas que já estão familiarizadas com o estilo de escrita de YA contemporâneas. O bom humor é definitivamente um ponto alto! Mas novamente, talvez este apenas não era um livro para mim.

Was this review helpful?

Em sua busca pela mãe, Bee descobrirá que ela não era bem quem parecia...
A autora mostra vários lados de um mesmo personagem, nos fazendo amar, admirar ou até odiar cada um deles: A história foi me deixando cada vez mais curiosa para saber o que aconteceria em seguida. A trama é divertida e emocionante ao mesmo tempo. Me fez refletir sobre até que ponto conhecemos as pessoas que mais amamos.

Was this review helpful?