Cover Image: Doutor Sono

Doutor Sono

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Doutor Sono é a continuação do livro O Iluminado, livro de mistério e suspense escrito pelo autor Stephen King, corresponde a Editora Suma. Traduzido pelo Roberto Grey. Eu adquiri o ebook em parceria da Companhia das Letras por meio do NetGalley. Eu li esse livro em outubro de 2023 mesmo assim estou postando ela hoje pois precisa ser feita. Eu li O Iluminado por indicação do @nifrids e quis ler Doutor Sono no mês de outubro, mês do Hallooween. Eu já li outros livros do escritor além de Doutor Sono: Carrie a estranha, Joyland, O Iluminado, O Cemitério e Depois.

"Agora, você precisa me ouvir. O mundo é um lugar famento, um lugar perigoso e um lugar escuro."

Esse livro é sobre: O Danny Torrence cresceu é um homem de meia idade e é chamado de Dan Torrence, acompanhamos nesse ponto na vida dele. E duas outras histórias em paralelo que vão se conectar ao longo dessa narrativa. Conhecemos o grupo narrador Nor, uma sociedade secreta, eles sequestram e torturam pessoas iluminadas. Crianças iluminadas. Ingerem o vapor ganham poderes, vapor da capa do livro.

"Esses demônios vazios, eles comem o que brilha."

Conhecemos a Abra Stone uma criança iluminada. Haverá aparecimento dos poderes dela e desespero da família e dos médicos pois não se sabe o que acontece com ela. E tudo isso vai se conectar, as três histórias: do Dan, da sociedade e da Abra Stone. Um livro que é bem suspense invés de terror com alguns livros do Stephen King até porque ele escreve muitos gêneros diferentes na jornada dele como escritor.

"Não sentia um poder assim há muito tempo."

Eu gostei desse livro, é uma continuação sim de O Iluminado mas não necessariamente precisar ler O Iluminado se já sabe um pouco sobre porém é bem melhor ter lido ou assistido O Iluminado para ler Doutor Sono. Tem duas cenas d e mortes e o Dan prevê mortes que está com pessoas no hospital nisso explica o título do livro Doutor Sono que deixa a passagem dos pacientes mais tranquilas. Se quer saber mais leia Doutor Sono, é ótimo e eu indico.

"Sim, corra, querido. E então eu vou te encontrar, e você vai gritar por anos."

Was this review helpful?

Doutor Sono trás a continuação da trama iniciada no clássico do terror O iluminado!
Mais de vinte após os acontecimentos traumáticos na vida de Danny ele é um adulto que já passou por muita coisa e se não tem uma vida perfeita e iluminada, pelo menos está vivo!

Contudo, a jornada de sua vida volta a esbarrar com outras pessoas com dons como ele e o obriga a se envolver novamente com tudo que ele tentou deixar para trás

Com uma expansão na sua mitologia, King nos leva a uma história com um clímax já esperado e um fechamento que muitos esperavam há anos.

Recomendo para os fãs do autor e do gênero!

Was this review helpful?

Eu estava muito curiosa com esse livro e cheia de expectativas. Aos quinze anos eu li O Iluminado e fiquei com tanto medo que passei anos sem conseguir voltar a ler terror. Hoje é um dos gêneros que mais gosto. Então vocês podem imaginar como eu estava apreensiva com a leitura. Antes de continuar, preciso dizer o quanto amei esse livro, King trouxe mais um enredo fascinante e com personagens complexos e brilhantes. Mas tenho de confessar que eu esperava me assustar muito mais.

O começo me deixou com aquele frio no coração, me assustei e me preparei para o que poderia vir, no entanto, a trama que se desenrola não é tão assustadora quanto eu imaginava. No final do livro há uma nota do autor que diz o seguinte: “Gosto de pensar que ainda sou bom naquilo que faço, mas nada pode se igualar à memória de um bom susto, especialmente se for dado em alguém jovem e impressionável.”. É exatamente isso, acho que quem leu O Iluminado anos atrás pode começar a leitura como eu, achando que iria encontrar um terror tão pesado quanto o primeiro livro, embora Doutor Sono realmente seja um livro com muito terror, não se compara a O Iluminado e isso não tira em nada a qualidade da obra. É um excelente livro e que recomendo!

Eu gostei muito de ver o que aconteceu com Danny Torrance depois do Overlook, foi um livro que me marcou demais e sempre tive aquela curiosidade para saber o que teria acontecido depois. Quando descobrir sobre Doutor Sono eu precisava ler! E não me decepcionei, ele entrou para a minha lista de favoritos. King nos mostra como foi difícil para Danny, ele tem muitos traumas, tinha apenas cinco anos quando passou por aqueles momentos terríveis no hotel e jamais conseguiu se esquecer. Acabou se tornando alcoólatra como pai, mas ao contrário de Jack, conseguiu ajuda no AA e com bons amigos.

Não poderia deixar de falar de Abra Stone, ela é poderosa, mas tem só doze anos, sem experiência e não sabe muito bem o dom que tem. Quando encontra com Danny ele lhe dá algumas explicações, se torna uma espécie de mentor para ela. A vida de Abra está nas mãos de Danny. O Verdadeiro Nó quer matar a garota para sugar o seu dom (que eles chamam de vapor), a líder do grupo não aceita uma menina tão poderosa quanto ela – ou mais – e quer torturá-la até a morte para extrair o máximo de vapor que conseguir e ainda armazenar algumas latas. Para lutar contra o Verdadeiro Nó Danny terá de voltar ao passado, ao lugar de sua mente que ele vem tentando esquecer. É no passado que ele poderá encontrar algumas respostas.

Ah, dá para ler Doutor Sono sem ter lido O Iluminado? Dá, mas eu aconselho a ler na ordem para aproveitar melhor a leitura.

Was this review helpful?

Agradecimentos especiais ao Netgalley e a Editora Seguinte por terem fornecido uma cópia gratuita do e-book em troca de uma resenha honesta.

Há muito tempo o famoso Hotel Overlook pegou fogo. Há muito tempo um menininho e sua mãe sobreviveram não só ao incêndio, quanto a tentativa de homicídio pelas mãos do homem a quem amavam. Há muito tempo Danny Torrance prometeu que não seria como o pai.

Mas isso foi há muito tempo...

"Ele estava seguro. Pelo menos foi o que pensou naquela época. É claro, ele também pensou que jamais tocaria em bebida alguma, não depois de ver o que ela fizera com seu pai. Às vezes a gente entende tudo errado."

Agora, mais de 30 anos depois de Danny — Dan — Torrance, ter dado às costas ao pesadelo real que acontecera naquele inverno, ele surpreendentemente se encontra no fundo do poço.

Um alcoólatra de temperamento ruim que um dia acorda ao lado de uma mulher que acabou de conhecer, rouba o que ela tem na carteira e dá as costas ao filho negligenciado dela. Dan promete que ninguém nunca saberá desse dia. Que ninguém nunca ficará ciente do quão longe ele foi, pois ele vai fazer de tudo para esquecer. Assim como o Overlook. Como seu pai. Como sua iluminação.

A bebida era uma aliada para o esquecimento, mas ele precisava recomeçar. Encontrar uma vida tranquila, um propósito. E foi em New Hampshire que ele encontrou sua casa.

Conhecido atualmente como Doutor Sono, ele ajuda a travessia dos idosos doentes do asilo em que trabalha a ser o mais pacífica possível.

Tudo parece estar bem e calmo. Por um tempo.

"Era hora de seguir adiante."

No dia em que Abra Stone nasceu, Dan estava em uma de suas primeiras reuniões no AA — grupo de alcoólicos anônimos — e escreveu o nome da menina em um bloco de notas, sem saber o que significava.

Quando Abra completou 3 anos de vida e Dan 3 anos de sobriedade, ela lhe informou que haveria balões na festa de aniversário dela.

Durante um tempo, com alguns intervalos de anos, Abra se comunicava com Dan sobre coisas banais. Tony — o amigo imaginário da infância de Dan — agora era companheiro da menina.

Mas é só anos depois de Abra presenciar mentalmente o assassinato de uma outra criança por um grupo muito cruel que a ligação real entre ela e Dan se forma e ele terá que ajudá-la a não ser pega pelos comedores de iluminação, conhecidos como o Verdadeiro Nó.

"Um dia, Danny, será sua vez de ser o mestre. O discípulo virá."

O Verdadeiro Nó é um grupo de nômades que viajam em trailers e parecem ser humanos. Mas não são.
Imortais, eles se alimentam de tempos em tempo de um vapor que só as crianças iluminadas são capazes de liberar ao morrer.
Quando Rose, a Cartola, líder do Nó sente que alguém andou os espiando no dia do assassinato de Brad Trevor, ela fica alerta. Com poderes psíquicos semelhantes ao de Abra, as duas acabam tendo um embate mental.
Rose tem fome e a garota parece ter iluminação o suficiente para alimentar o Verdadeiro Nó por décadas, e ela não vai desistir até pegá-la.

"Ela pensou que as coisas não podiam ficar piores...mas sempre podem, e geralmente ficam."

Ah, como eu adorei esse livro. Assisti ao filme no ano passado e gostei como muitas coisas foram mantidas e as poucas mudanças foram para ficar coerente com a adaptação do Kubrick de O Iluminado.

Doutor Sono foi muito menos assustador que o livro anterior, devo admitir, mas aquela atmosfera sombria que te prende até o fim estava presente. Foi, para mim, um livro muito mais de fantasia e metáfora do que horror. A ideia de que lugares com auras ruins atraem coisas ruins é muito envolvente (dentre os lugares que o Verdadeiro Nó se alojavam às vezes estavam Jerusalem's Lot do livro A Hora do Vampiro e o terreno do próprio Hotel Overlook).

O livro também se inspira nos casos de desaparecimentos de crianças, no abuso, na extração da pureza delas e, claro, na luta de diversas pessoas contra a bebida.

Fiquei super feliz pelo final do livro ter sido diferente do filme, porque me surpreendi positivamente. Recomendadíssimo!

Was this review helpful?

Não deu para ler esse ainda, devido a ser uma continuação, segundo livro. Como ainda não li o primeiro, não consigo ler agora, devido a outras prioridades.

Was this review helpful?

Esse livro é a continuação de O Iluminado. Em Doutor Sono iremos acompanhar a vida de Danny Torrance logo após os acontecimentos terríveis que assombraram sua infância no Hotel Overlook.
Logo no começo nos deparamos Danny ainda pequeno, ele e a mãe vivem em um apartamento longe de toda a desgraça que quase os matou. Durante a noite ele vai ao banheiro e acaba encontrando o fantasma da senhora do apartamento 217 ou o que quer que seja essa coisa. Mesmo que Danny tenha saído/fugido do hotel, o mesmo ainda não está pronto para se livrar dele e continuará indo até ele, onde quer que ele esteja.

Danny acaba controlando sua iluminação e aprende a dar um jeito nas coisas que aparecem para devorá-lo, mas com o passar do tempo sua iluminação começa a virar um estorvo e ele só quer esquecer, quer apagá-la e deixá-la dormente o suficiente para não se manifestar, por isso ele acaba correndo diretamente para a bebida.
Infelizmente Danny acaba virando um alcoólatra com grandes impulsos violentos, mas diferente de seu pai, Danny luta muito para ficar sóbrio.

Durante sua luta contra o álcool ele acaba conhecendo uma garotinha chamada Abra. A garota tem muito mais iluminação que Danny, ele perto dela é como uma lâmpada ao lado de um farol.
Danny precisa ser o mentor dela assim como Tony foi seu mentor quando ele ainda era apenas um garotinho assustado fugindo de fantasmas em seu pequeno triciclo.
Infelizmente Abra acaba assistindo um assassinato; um grupo chamado O Verdadeiro Nó está caçando e alimentando-se de crianças iluminadas e Abra está no radar deles devido ao seu imenso poder.
Não importa o quanto Danny diga que Abra precisa manter-se afastada, o grupo acha que ela é a solução para todos os seus problemas e irá caçá-la até o inferno ser for necessário.

Danny acaba conseguindo um emprego onde descobrimos o porquê do livro ter esse título, Abra vai crescendo e muitas coisas vão acontecendo enquanto os dois vivem duas vidas da melhor forma possível.
O livro vai contando a vida de Danny e suas lutas, vemos um momento do passado o qual ele arrepende-se amargamente e isso torna-se um fardo enorme, vemos também a vida de Abra, o quanto ela é amada, o quanto sua família teme por ela e anseia que todo o seu poder acabe sumido com o passar do tempo, eles não querem que sua garotinha vire um experimento ou algo do tipo.
A história é muito bem equilibrada, mas narrada de forma lenta e muito detalhada. Acompanhamos também o Verdadeiro Nó, seus personagens são importantes para a trama e por isso são bem construídos no decorrer da leitura.

Os vilões não são do tipo que "amamos odiar", são assassinos cruéis e por isso você deseja a todo instante que a pequena garotinha e seu tio Danny escapem com vida do grupo. Realmente uma leitura viciante do começo ao fim. Inclusive fiquei com pena de terminar o livro, pois estava muito apegada a história.

Não cheguei a ler o primeiro livro, então simplesmente não sabia o que esperar da história. Por ter visto apenas o filme, eu comecei essa leitura com uma ideia bem geral do que aconteceu no anterior, mas não fiquei perdida. Ano que vem pretendo ler o anterior para descobrir o que aconteceu com Danny no hotel, mas mesmo que não tenha lido, isso não me atrapalhou em nada, por isso caso tenha vontade de começar por esse livro pode ir sem medo.
Diferente de alguns livros do autor, não achei esse cansativo ou enrolado.

Caso você tenha visto o filme, aviso que tem várias diferenças, o que é ótimo, pois gostei muito do final do livro e o filme deixa o expectador de coração partido. Várias coisas que acontecem no livro, não aparecem no filme, por isso sugiro que leiam e fiquem atentos as reviravoltas. No mais, não tenho muito o que falar, não sem dar spoiler!
Não li a versão física, por isso não posso opinar sobre ela. Li a versão em ebook disponibilizada pela plataforma netgalley.

Was this review helpful?