Cover Image: A bússola de ouro

A bússola de ouro

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

I"ve loved thie movie adaptation of this book when I was a child and it was really nice to have a chance to finally read the book. I'm curious about the other books in the series.

Was this review helpful?

Nesse primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo iremos conhecer a história de Lyra Belacqua e seu daemon Pantalaimon. Lyra vive entre os catedráticos da faculdade, passa a maior parte do seu tempo explorando e brincando com as crianças gípcias (os gípcios são nômades ).
O mundo onde Lyra vive é bem parecido com o nosso em alguns sentidos, mas trata-se de um universo completamente paralelo onde os humanos nascem ligados a animais, o que nada mais são do a personificação física de suas almas. Os daemons não podem se distanciar fisicamente das pessoas que estão ligadas, pois sofrem dores físicas muito fortes, até mesmo dores mentais. Uma pessoa e seu daemon se completam como se fossem apenas um, e apesar de tudo Lyra e seu daemon Pan são completamente opostos, vale lembrar também que Pan ainda não tem uma forma final, por isso ele fica alterando sua forma física.

Lyra deseja acompanhar seu tio em uma missão para o norte, mas Lorde Asriel nunca a levaria para o meio de suas pesquisas. Em um dia a garota acaba espiando uma conversa e descobre a existência do pó, uma substância que está espalhada pelo mundo e pode fazer coisas que ninguém imagina.
Em paralelo a isso existem outras tramas acontecendo, por exemplo: alguns boatos começam a surgir e ao que parece algumas crianças estão sendo sequestradas pelo o que eles chamam de Papões, então quando o melhor amigo de Lyra desaparece, ela embarca em uma grande aventura para localiza-lo antes que algo ruim aconteça.
Existe um objeto mágico e de grande valor chamado aletiômetro, Lyra consegue decifra-lo e pouquíssimas pessoas conseguem fazer tal coisa, com a ajuda do objeto Lyra pretende parar com o sequestro das crianças, mas ela não imaginava que descobriria sua origem, dentre outras coisas.

Em um mundo mágico cheio de ursos falantes, bruxas, e as mais interessantes criaturas existentes, Lyra irá descobrir que existe uma profecia para cumprir e o caminho que precisará traçar nem sempre será fácil, talvez muito sangue seja derramado.
Trata-se de uma leitura em terceira pessoa dividida em três partes. Com uma escrita envolvente, divertida e muito inteligente, o leitor se vê descobrindo um novo mundo fantástico que é impossível largar até descobrir todos os mistérios.

Lyra é um personagem muito plausível para a sua idade, tem o que é preciso para ser uma heroína apesar de ser apenas uma criança.
São muitos personagens para serem citados, mas o que é possível dizer que são complexos e interessantes. Os personagens não são exclusivamente bons ou maus, cada um tem suas características e desejos, você consegue entender até mesmo os atos mais perversos, tudo escrito de um modo muito plausível.

O livro aborda alguns temas muito interessantes, temas esses que te levam a reflexão e com certeza são muito bem abordados, como por exemplo o modo como os gípcios são tratados, por serem de uma raça "inferior".
Com personagens complexos e uma fantasia de tirar o fôlego, A bússola de Ouro é um grande começo para uma trilogia envolvente, com toda certeza pretendo ler os próximos livros assim que possível.
Li o livro em ebook disponibilizado pela plataforma netgalley, por isso não falarei acerca da edição física.

Was this review helpful?

A Bússola de Ouro é o primeiro livro demitas das trilogia clássica das literatura infanto-juvenil e de fantasia.

Com uma mitologia riquíssima o autor nos leva a um mundo extraordinário, muito parecido com o nosso em alguns pontos e é por causa da MAGIA infinitamente diferente

Lyra é uma criança criada por acadêmicos e que possui um espírito vibrante ao lado do seu fiel Daemon (aqui está a magia! Daemon são personificações físicas da alma das pessoas, todos os humanos a possuem e durante a infância estão em constante mudança se assentando ao humano chegar em sua maturidade emocional e psicológica em um animal
Específico) ela vive muitas aventuras

Até que crianças começam a sumir e sua vida muda totalmente

Embarcando em uma jornada ela irá passar por muitos perigos para salvar seu amigo desaparecido e no caminho irá descobrir muito mais sobre si mesma!

Livro super recomendado!

Was this review helpful?

Se tem uma época do ano que eu procuro ler fantasias é o fim do ano, não sei porque meus hábitos estranhos de leitora incluem associar ler fantasia ao período de férias, então essa leitura já ganha uma experiência toda diferente.

Esse livro não é exatamente um lançamento , inclusive já existe uma adaptação para o cinema lá do ano de 2007 , provavelmente eu já devo ter assisto uns pedaços do filme sem prestar muito atenção (ainda bem , pois todo mundo que eu conheço odeia a adaptação para o cinema), mas entrei na leitura sem saber de quase nada.
E porque estamos trazendo esse livro só agora ? Bom a Suma está relançando esse livro com um novo projeto gráfico, tradução revisada ( e isso já foi desculpa suficiente para finalmente entrar nesse mundo), mas também vale saber que há uma adaptação para a tv em andamento, então para podermos assistir antes da estréia esse é o momento perfeito .

O livro "A bússola de ouro" é o livro 1 da trilogia "Fronteiras do Universo" a boa noticia é que já temos tudo lançadinho ! Aqui vamos acompanhar Lyra Belacqua (que é órfã) e vive na faculdade Jordan em Oxford . A única família que a garota tem é um tio que a trata bem mal ( foi meio impossível não achar coincidências demais entre essa serie e Harry Potter, mas isso aqui deve ser levado apenas como um elogio).

"- Não sendo humano. É por isso que você nunca conseguiria enganar um urso. Enxergamos truques e mentiras como enxergamos pernas e braços. Conseguimos ver de um modo que os humanos esqueceram. Mas você sabe disso; afinal, consegue entender o leitor de símbolos- Não é a mesma coisa, é?Ela estava mais nervosa com o urso agora do que quando ele estava furioso."

As aventuras começam se desenrolar quando a Lyra está escondida numa sala e escuta uma reunião dos professores da universidade falando sobre um "Pó" que atrai os adulto, mas não as crianças....somando isso a sumiços aleatório de crianças pelo mundo, esse é um dos mistérios a ser desvendado que costura a  história.

Tudo nos é contado aos poucos na narração também vamos entender através dos olhos da Lyra  a construção desse mundo, ela é uma  garota  que  tem só 13 anos, no universo da Bússola de ouro  as pessoas não são humanos como somos, pois a essência que corresponde a parte da consciência fica a parte do nosso corpo; obviamente essa   parte é importantíssima na constituição de  quem somos. A essência das pessoas se manifesta na forma de um animal geralmente e recebe o nome de  deamon; isso significa que enquanto criança o deamon  pode transformar-se em diversas formas, de acordo com a personalidade ou as situações que estão impostas.

"Muitos mentirosos não têm imaginação; é isso que faz com que suas mentiras sejam convincentes."

Lyra vai morar com uma mulher especifica em Londres ( por um determinada situação) e antes de ir recebe do direto  um Aletiômetro que é uma coisa que serve como um medidor da verdade , é tipo uma "bússola" complicadíssima de se ler , mas que intuitivamente a garota sabe interpretar muitíssimo bem! Obviamente como qualquer garota que está no meio de uma aventura vai precisar fugir dessa mulher e faz dessa fuga uma  oportunidade para ir atrás das crianças desaparecidas!


"- Há séculos as feiticeiras falam sobre essa criança – disse o cônsul. – por viverem tão próximas do lugar onde o véu entre os mundos é fino, de vez em quando elas escutam sussurros imortais, as vozes dos seres que passam por um mundo a outro. E eles falaram de uma criança como esta, que tem um grande destino que não poderá ser cumprido nesse mundo, mas em um lugar muito distante. Sem esta criança, todos morreremos, é o que dizem as feiticeiras. Mas ela tem que cumprir esse destino sem saber o que está fazendo, porque somente na inocência dela nós podemos ser salvos. Está entendendo, Farder Coram? "

O que me encanta nessa história toda é porque Lyra é uma criança que age como criança, e que apesar de ser um livro com crianças não evita a violência, criança não é tratada como incapaz de entender o que acontece ao redor. A cereja do bolo pra mim é a voz do autor se impondo na construção de todas as criticas inclusive as criticas a religião ( acho ousado e maravilhoso). Fica o questionamento de como nos portaríamos numa guerra entre "O conhecimento Vs A ignorância". Sem dúvida nenhuma estou ansiosa para saber onde essas aventuras me levarão, que venham os próximos livros e a adaptação para a tv!

Was this review helpful?

Lyra é uma criança contadora de histórias nata que vive, mantida por seu tio que é seu único parente vivo, em uma universidade em Oxford. Lyra também sonha em um dia ir para o norte, acompanhar seu tio em uma de suas tão importantes missões, mas mal sabe ela o que a vida lhe reserva. Enquanto está segura com seu daemon (criatura que o leitor entende com mais detalhes no decorrer da história) do lado de dentro dos portões de Jordan, crianças começam a desaparecer. Mas será que ela está segura mesmo? Começa, então, a aventura de Lyra, com direito a ursos-intérpretes, feiticeiras que voam e muito mais de um universo criativamente fantástico.

Além de entreter muito bem o leitor, o livro também traz alguns ensinamentos e reflexões que, apesar de parecerem mais para um público infantil/adolescente, podem deixar adultos tão pensativos quanto seu público alvo.

Com esta obra, Philip Pullman prova que não é necessário escrever 275445 páginas para se escrever uma ótima fantasia.

Was this review helpful?

Lyra e seu daemon, Pantalaimon, cresceram na Faculdade Jordan, em Oxford em meio a catedráticos e nunca tem um familiar por perto. O maior desejo da garota é viajar para o norte com seu tio, Lorde Asriel, e viver grandes aventuras.

Quando crianças começaram a desaparecer, incluindo o melhor amigo de Lyra, Roger, surgem há boatos de que os Papões estão por trás disso. Lyra então decide que precisa encontrar Roger e se vê em uma perigosa jornada para salvá-lo enquanto foge de pessoas que estão atrás dela. Sem saber, a menina então começa a seguir seu destino rumo a uma profecia que afetará todos a sua volta.

A Bússola de ouro é uma história amplamente conhecida tendo ganhado sua primeira adaptação em 2007, que voltou para os holofotes com a estréia da adaptação para a tv pela BBC com parceria pela HBO.

No livro conhecemos a Lyra, uma garota de 11 anos astuta e corajosa que não deixa nada e nem ninguém a impedir de realizar seus objetivos. Eu gostei bastante dela como protagonista, ela é incrivelmente madura para a idade mas isso não afeta tanto a história. Os personagens no geral são todos bem interessantes e bem desenvolvidos com um destaque para Farder Coram e Yorick Byrnison que foram de longe meus favoritos, este último eu já gostava bastante do filme.

O mundo criado pelo autor é bem complexo e muita coisa não é bem explicada, principalmente em relação ao Catedráticos e ao Magisterium, mas conforme a história vai se desenvolvendo pegamos relances de uma coisa ou outra para desvendarmos os fatos e é possível entender o contexto geral.

A história é bem fácil e fluida de ser lida e consegue entregar uma boa dose de fantasia e aventura, o que é esperado deste tipo de livro. Eu gostei bastante da história e de tudo o que é introduzido ao longo da mesma e terminei com aquele gostinho de quero mais e curiosa para saber o caminho que irá seguir, já que temos algumas descobertas bem interessantes no final.

Was this review helpful?

"Os poderes deste mundo são muito grandes. Homens e mulheres são movidos por ondas muito mais violentas do que você pode imaginar, arrastando todos para a correnteza."

O universo que Philip Pullman criou em A Bússola de Ouro é incrível, com daemons, pó, magia, ursos com armaduras (!!) e outras infinidades. Desde mais nova já sou encantada por essa história, apesar de só conhecer as adaptações, até agora.

A leitura é rápida e te garante uma grande imersão, em nenhum momento me senti cansada ou entendiada, esse livro soube me prender bem. A maioria dos personagens me deu a impressão de um borrão, como para preencher espaço, nada muito notório, infelizmente essa é a sensação que livros de fantasia me passam, apesar de ser uma grande fã. Existem é claro exceções, a própria protagonista; Lyra, que é curiosa e esperta mesmo sendo apenas uma criança. A Srtº Coulter é igualmente interessante, afinal o que ela tanto quer? Iorek Byrnison é meu favorito, um urso renegado com um bom coração.

Valeu o tempo que investi lendo.

Was this review helpful?

A Bússola de Ouro, é o primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, haviam sido publicados no Brasil entre 2001 e 2002 pela Editora Objetiva e agora, foram relançados pela Suma de Letras.

Lyra Belacqua é uma menina de doze anos, que nasceu junto com seu Daemon Pantalaimon e vive em meio aos catedráticos da Faculdade Jordan. Tem apenas um tio como parente, um tio frio e distante que a deixou ali para ser criada por estranhos, não por ele, coisa que a incomoda muito.

No mundo em que eles vivem, todos os humanos têm um Daemon, ou seja, um animalzinho que muda de forma enquanto não chega a idade adulta, ele pode se transformar no bicho que quiser. Eles vivem em uma Inglaterra meio diferente, é um mundo paralelo meio parecido com o nosso.

Mas bom, Lira, curiosa e intrometida que é, se esconde dentro de um armário, porque foi xeretar em uma sala que ela não poderia estar, lá ela escuta conversas e vê imagens que a perturbam, descobre que todos estão com medo de algo que chamam de "Pó".

Lyra até que vivia feliz lá, mas em dado momento uma misteriosa mulher surge para levá-la consigo, ela vai, achando que vai aprender mais e que será secretária da tal mulher, paralelo à isso, crianças começam a desaparecer, logo antes de partir, seu melhor amigo Roger havia sumido, mas com a função da viagem, a casa nova e as novas funções, a menina meio que esqueceu de tudo isso.

Então a mulher misteriosa, Sra. Coulter resolveu dar uma festa, durante a tal festa ela começa a se mostrar não tão boazinha assim e a seguir, Lyra escuta uma conversa que a amedronta bastante, assim, a menina e seu Daemon fogem dali na mesma hora, dando início a uma perigosa aventura. Ela havia descoberto que seu tio estava preso, acabou por lembrar de Roger e decide que vai libertar os dois, além de descobrir o que é o tal Pó e para que serve. Encontra amigos pelo caminho, sempre dispostos a ajudar, alguns sabem que a menia é muito mais do que parece, ela carrega, pelo que eu entendi, o destino do mundo em suas mãos, ou melhor, em suas ações, mas nem imagina isso.

No fim, temos algumas surpresas, muitas revelações, uma perda bem triste e uma decisão de Lyra que, ao que parece, vai mudar o destino de todos!

A leitura é maravilhosa, flui bem, os personagens são super bem construídos e nos conquistam de verdade. Tem um filme, mas não se baseie nele! Não dá nem pra comparar o universo que vemos no livro, ao do filme, que aliás não foi nada legal, na minha opinião. Foi fraco e deixou muito a desejar.

Mas a leitura....essa eu recomendo bastante, sem contar que a capa é linda. Gostei mais dessa do que da anterior, não encontrei erros durante a leitura, além de a diagramação estar perfeita!

Was this review helpful?