Cover Image: Valentes

Valentes

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Valentes: histórias de pessoas refugiadas no Brasil

O livro traz brevemente um resumo da nossa legislação sobre o tema, uma das mais modernas do mundo, diga-se de passagem, além de desmistificar a visão que as pessoas têm sobre refugiados e também a situação do país como receptor de pessoas refugiadas (abrigamos apenas 0,04% dos refugiados do mundo, e na verdade há mais brasileiros imigrantes - fora do Brasil, portanto - que refugiados propriamente dito aqui).

Ainda, no livro temos o conceito de refugiados, e outros tipos de pessoas que migram, e o relato emocionante de alguns refugiados que moram ou já moraram aqui, com a contextualização da crise no país de onde a pessoa veio.

É importante lembrar: "“Fuga” é a palavra para todos, mas não é uma boa palavra . Dá a ideia de que os estrangeiros que aqui chegaram estão em dívida com seu país de origem. Quando, na verdade, é a humanidade que está em dívida com eles. Essas pessoas não escolheram sair de suas casas. Não se trata de uma aventura , mas da busca pela sobrevivência — quando muito, sonham com uma vida melhor."

Was this review helpful?

Essa é uma obra muito completa sobre a experiência de refugiados no nosso país. Eu gostei muito de ver que, além das histórias individuais, as autoras também se preocuparam em incluir dados históricos e embasamento legal para contextualizar o tema. Fiquei tão movido e inspirado por esse livro que decidi fazer um TCC sobre o tema!

Acho uma leitura muito válida com pontos essenciais para reflexão. Não falamos o suficiente sobre a crise de refugiados no mundo e muitas vezes fechamos os olhos para as atrocidades que são cometidas contra os direitos humanos. Acredito que "Valente" seja uma chave para mudar essa situação.

Recomendo!

Was this review helpful?

Mais do que nunca, falar sobre refugiados tem sido um tema atualíssimo, apesar de continuar controverso.

Mas afinal, quem pode ser considerado refugiado? Segundo as jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto, responsáveis pelas pesquisas que deram vida a esse livro fantástico e com bases nas leis brasileiras, refugiado é a pessoa que abandonou seu país em busca de segurança, fugindo de conflitos ou abusos graves aos direitos humanos, que sofre perseguição por raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas e que esteja fora de seu país.

O que a gente precisa ter em mente é que o refugiado não quer sair do seu país em busca de algo melhor, ele é impelido, obrigado a sair principalmente por conta de perseguições relacionadas a raça, religião, nacionalidade, identidade de gênero, orientação sexual ou opinião politica; mudanças climáticas, guerras e catástrofes também podem ser a causa da migração.
E ainda que o Brasil tenha uma das legislações mais modernas relacionadas ao tema, a política de acolhimento responsável por receber essas pessoas e fazer com que se sintam em casa, ainda deixa muito a desejar. Isso sem falar do preconceito de grande parte da população que não vê a chegada de refugiados com bons olhos.

Valentes vai usar a história de pessoas reais, vindas de todas as partes do mundo, em diversas épocas e por motivos variados, que se estabeleceram em nosso país, para mostrar ao leitor a realidade da migração e sua importância para todos os envolvidos. E, através de infográficos, vai contar parte da história da humanidade através dos momentos de maior migração populacional. Assim, o livro é uma oportunidade para jogar por terra todos os rótulos, barreiras e preconceitos impostos a essas pessoas.

Was this review helpful?

Passando por diversos conflitos que ocorreram e/ou ainda estão em andamento ao redor do mundo, temos aqui uma explicação introdutória sobre conceitos e história ligada ao refúgio, bem como, um pouco da origem de cada conflito e o depoimento dos refugiados que estão, ou passaram, pelo Brasil vindos dessas realidades.
.
“Olhar para o outro é a única forma de sobrevivermos”
.
Há muitos anos me interesso pelo estudo do assunto, por essa razão logo o livro me atraiu a atenção. Embora traga conceitos e origens não tão aprofundadas, mas resumidos, é salutar trazer ao conhecimento geral um pouco mais a respeito do refúgio, além de desconstruir barreiras de preconceito. Ver o estopim de algumas crises nos faz prestar atenção na dinâmica politica do mundo e na capacidade de governos impostos ou mal escolhidos promoverem destruições homéricas. Porém, vejo que, embora haja no geral cuidado, houve certo deslize ao tratar do caso mais complexo. Quando se fala de questões políticas milenares, é necessário adotar os termos mais isentos, já que a preocupação de correção, quando há poréns nos dois lados, deve atentar à ambos os povos, além de amenizar inflamações, sob risco de acirrar embates ao invés de desfaze-los. No mais, é um livro que ensina, aproxima, toca e emociona o leitor, além de expandir visão. Por isso, sendo um livro com diversos méritos trazendo assunto interessante e necessário, recomendo, com essa ressalva.

Was this review helpful?

"Valentes" é mais um trabalho das autoras Aryane Cararo e Duda Porto de Souza, que também assinaram o brilhante "Extraordinárias", pela mesma editora: @editoraseguinteoficial

Nessa nova obra, junto de Rafaella Villela, ilustradora que foi a cereja do bolo (com artes lindas e, muitas vezes, explicativas), as jornalistas nos presenteiam com um intenso trabalho de pesquisa acerca de pessoas que têm um papel importantíssimo na formação de nosso país e, ainda assim, na maioria das vezes, são invisibilizadas na sociedade: os refugiados.

No decorrer do livro, contamos com vinte perfis de pessoas de diferentes nacionalidades, com histórias de vidas extremamente emocionantes, inspiradoras e admiráveis.

São pessoas que vieram para nosso país em busca de um lugar melhor para se viver. As motivações são as mais diversas: dificuldades financeiras, fugas de perseguições políticas e religiosas e outras.

Um dos casos relatados que me tocou foi o de Roquia Atbai. Se para nós, mulheres brasileiras, viver longe de uma sociedade patriarcal ainda é um sonho que requer muita luta, para esta afegã nosso país se diverge - e muito - da cultura machista e opressora do seu de origem.

Casamentos arranjados, proibição de pedido de divórcio e burcas, são só alguns obstáculos que Roquia deveria conviver por lá.

Além dessas histórias, "Valentes" conta ainda com um histórico muito explicativo do Refúgio no Brasil, com texto claro e objetivo combatendo mentiras que não podemos deixar que se normalizem, como por exemplo, que os refugiados "roubarão nossos empregos por aqui".

Um trabalho impecável e completo que eu recomendo demais!

Was this review helpful?