Cover Image: Mãe pátria

Mãe pátria

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Paula nasceu em Maracaibo, a "Arábia Saudita" da Venezuela, em 1981. Viu sua família aproveitar o razoável conforto dos petrodólares nos anos 80. Em seguida, viveu a desestruturação familiar causada e agravada pelas sucessivas crises político-econômicas, fruto de um governo preocupado somente em perpetuar-se no poder, sem garantir o desenvolvimento sustentável do seu povo.

O relato do que passou a família da autora ecoa o que ouvi repetidamente dos venezuelanos que chegavam em Pacaraima/RR buscando entrar no Brasil como refugiados: a sensação permanente de medo, a fome constante, escolas fechando por falta de professores, falta dos produtos mais básicos, casas saqueadas por vizinhos. O fio de esperança tingido pelo desespero: no Brasil ao menos teriam o que comer, diziam.

O livro se beneficiaria de uma edição em prol de menos repetições e maior coesão cronológica. O ponto forte é o relato ao mesmo tempo emocionante e analítico da Venezuela das últimas décadas. Paula é jornalista, mas em "Mãe Pátria" vai além da reportagem ao compartilhar detalhes pessoais de uma tragédia nacional - e que podia ter sido evitada.

Was this review helpful?

Que livro!! A autoras conta a história de uma família venezuelana que acaba se desfazendo por conta da crise no país. Uma família de 3 irmãos, onde todos mudam de país. Que triste realidade para um país tão rico. A autora descreve tão bem o sentimento de perda (dos pais e do país) que o leitor acaba fazendo parte daquela família. A escrita da Paula Ramóm é maravilhosa, leve, rápida. Leiam, assim compreendemos um pouco da história desse país da América do Sul.

Was this review helpful?