Cover Image: Sapiens (nova edição)

Sapiens (nova edição)

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Me surpreendi positivamente com a leitura, não esperava que fosse tão bom e que me prendesse da forma que aconteceu! Com toda certeza irei indicar para todos!

Was this review helpful?

📚 Resenha de hoje: "Sapiens - Uma Breve História da Humanidade", de Yuval Noah Harari.

❓ "Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?"

💡 Lançado em 2015, "Sapiens" ganhou nova edição ano passado e, finalmente, uma versão para o kindle, que a Cia. das Letras me mandou via netgalley.

🐒 Harari, doutor em História, propõe-se a contar de modo acessível a evolução da humanidade nos últimos setenta mil anos e o faz com maestria. Não é à toa que o livro recebeu tanta notoriedade: a escrita é agradável e interessante, e a matéria abordada - nós mesmos - é fascinante.

🧬 Apoiando-se em pesquisas científicas e em argumentação filosófica, Harari narra como passamos de um bando de primatas caçadores e coletores para a sociedade organizada por meio da linguagem e da capacidade de abstração, derrotando nossos adversários neandertais e seguindo inexoravelmente rumo à dominação do mundo. Aborda temas como religião, expansionismo e capitalismo e conclui com a revolução científica, ainda em progresso. No final, traz reflexões sobre a felicidade e levanta questões perturbadoras sobre o futuro da humanidade.

🗣️ Quem gosta de história vai se deliciar com esse livro. Quem não gosta, vai mudar de ideia, ao perceber como a história da humanidade é fascinante (ainda que terrível em certos pontos). Harari argumenta com precisão e não se furta a apresentar suas próprias conclusões sobre os tópicos que aborda. Ainda que o leitor possa discordar de algumas das conclusões, terminará por admitir que os pontos de vista apresentados pelo autor são sólidos. Harari não suas tira ideias "do nada", ou do papo de boteco.

😬 O conteúdo é 5 estrelas, mas a edição para kindle está bem ruim. A formatação destruiu as tabelas e quadros comparativos (acho que eram isso). Espero que a Cia. das Letras corrija em breve.

✨ Estrelinhas no caderno: ⭐⭐⭐⭐⭐

Was this review helpful?

Esse livro meio que não é novidade, mas é novidade sim, espera que eu explico melhor, Yuval Noah Harari é um historiador Israelense contemporâneo muito relevante e que a uns 4 anos atrás eu nunca tinha ouvido falar sobre, depois que descobri Sapiens que já foi publicado no Brasil pela LPM e agora relançado pela nova casa editorial do autor a Companhia das letras meu leque de leituras aumentou drasticamente; no haul dos livros de não ficção o conteúdo do historiador é simples, direto ao ponto e muito interessante, quem dera nossas aulas de historia no colégio tivesse um dedinho de desenvoltura que esse moço tem para explicar as coisas , talvez o futuro dos brasileiros fossem um pouquinho diferente, afinal de conta um povo que dá importância para fatos do passado talvez aprenda a comentar menos "cagadas" no futuro (o que não é muito o nosso caso) mas enfim , vida que segue.

“[…] os humanos criaram ordens imaginadas e desenvolveram sistemas de escrita. Essas duas invenções preencheram as lacunas deixadas por nossa herança biológica.”

O livro compreende 70 mil anos de história em pouco mais de 400 paginas , a macro história contada está dividida em três grandes revoluções: revolução cognitiva, o Sapiens desenvolveu a capacidade de criar e imaginar sistemas de crenças e comportamentos que permitiu que nos organizássemos em grandes sociedade, Harari defende que a nossa capacidade em cooperar está ligada ao processo de ser capaz de imaginar historias; a revolução agrícola que permitiu que a sociedade deixasse de ser nômade em busca de alimentos e fixasse moradia em determinados pontos , para desenvolver se até o ponto que nos conhecemos como hoje e a revolução cientifica que engloba todos os avanços tecnológicos e descobertas da ciências que temos até o presente incluindo aqui invenções como o dinheiro ou instituições como a religião, porém o foco aqui não está no fato de sermos capaz de descobrir as coisas devido a inteligência e sim a descoberta do fato de que não temos resposta para os questionamentos mais importantes defendendo uma especie de revolução de origem ignorante.

"O dinheiro é o único sistema de confiança criado pelos humanos capaz de superar praticamente qualquer abismo cultural, além de não discriminar religião, gênero, raça idade ou orientação sexual."


A investigação e organização dos fatos históricos que constituíram a humanidade até leva em alguns momentos a biologia como um fator a ser considerado, mas o foco é realmente os processos histórico culturais que nos tornaram o que somos, a analise é feita numa escala de raça como um todo sem detalhar a especificidade de um ou outro continente. Se pensarmos que a ultima revolução que é exemplificada pelo autor aconteceu a menos de 500 anos atrás a pergunta que fica no ar é para onde iremos, qual seria o próximo passo da humanidade e embora nesse exemplar não cheguemos a uma resposta em especifico há outras publicações já resenhadas do autor aqui como Homo Deus que explanam o nosso futuro.

Por mais que o livro trace uma panorama linear em ordem cronológica da historia de maneira direta e simples, essa não é uma leitura muito rápida ou simples pelo fato que que há muita informação a ser absorvida, muitos pontos a serem refletidos ainda sim é um tipo de leitura que eu indicaria para qualquer curioso, desde um adolescente até o senhor de idade, afinal quanto mais pensarmos e aprendermos sobre o passado menor as chances de criarmos situações que venham nos extinguir como raça..[ Resenha completa no blog every little book]

Was this review helpful?

Bom livro, achei que ia não gostar porque sempre vejo as pessoas falando demais dele e fico com certo receio, mas realmente é bom.
Essa edição está bem bacana, adorei a leitura e todo o enredo do livro.

Muito bom, recomendo

Was this review helpful?