Cover Image: Uma terra prometida

Uma terra prometida

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Me surpreendi positivamente com a leitura, não esperava que fosse tão bom e que me prendesse da forma que aconteceu! Com toda certeza irei indicar para todos!

Was this review helpful?

Qualquer pessoa que saiba ler, sabe quem é Barack Obama, então isso dispensa a necessidade de apresentações rs. A boa noticia é que Uma terra prometida é apenas o primeiro volume da biografia escrita pelo próprio Barack.

Vou tomar a liberdade de pular o quanto deveríamos celebrar o fato que um homem negro presidiu por 8 anos a nação mais poderosa da planeta (sendo essa nação uma das que mais tem dificuldades em lidar com as questões raciais) para ir direto aos pontos de como pequenas ações nos impactam até hoje; o fato é que por mais que as linhas se misturem com as decisões que Barack tomou enquanto ao presidente essas memórias dizem muito mais do homem por traz das decisões e ao caminho dele até o escritório mais cobiçado do planeta.

Uma terra prometida começa pela infância, passa pela adolescência, os anos na faculdade e o tempo no congresso que percorre por todas as questões que moldaram o adulto em que ele se tornou, já no começo somos avisados que o livro conta mais volumes. O primeiro percorre até o final de 2011 (estou aqui só imaginando como no próximo volume o ex presidente pretende dar conta de nos contar mais 6 anos de mandato).

Enfim é impossível não tomar uma partido politico durante as paginas, mas o fato mais inegável é que Barack sabe exatamente como cativar as pessoas sejam num discurso ou nas páginas, por mais que ele tenha presidido uma nação inteira as tiras e o senso de humor dele está sempre presente e isso torna o livro extremamente bem escrito.

Como uma pessoa de fora dos Estados Unidos o sentimento de nacionalidade dos norteamericanos sempre me pareceu forçado e arrogante, mas a maneira que Barack descreve a necessidade de ajudar a transformar o país dele num lugar melhor me faz perceber que para qualquer cidadão dos Estados Unidos realmente essa deveria ser a característica mais forte de uma identidade cultural. Todos os detalhes compartilhados e são muito detalhes nos fazem sentir próximo ao que está sendo narrado, mesmo que a situação descrita seja completamente diferente da nossa/minha realidade.

Barack foi um presidente que teve que decidir se começava ou não uma guerra e como essa decisão ia dividir o mundo, independente das nossas escolhas particulares a narração me faz sentir falta de quando a politica dentro do limite possível era decente e dava um certo tipo de esperança numa humanidade melhor.

Um pouco antes do lançamento de Uma terra prometida no Brasil, o ex-presidente concedeu uma entrevista ao Pedro Bial e o tom da entrevista é exatamente ao que se encontra na narração do livro com infinitamente mais detalhes; tanto na entrevista quanto no livro Barack dá seus relatos com varias relações que construiu ao longos dos anos e não foge de assuntos polêmicos.

Inclusive aborda a relação com os ex-presidentes do Brasil Lula e Dilma, com a maior naturalidade e maturidade acolhe elogios que já havia feito ao ex presidente do Brasil e as remodula agora que sabe como todo o resto do planeta sobre todas as acusações que recaem sobre o ex presidente chegando até a compara-lo com um mafioso que, por longas décadas, agiu em Nova Iorque.

O fato é que nunca existiu nem vai existir nos Estados unidos ou em qualquer outro lugar do planeta um presidente perfeito, mas existem características essenciais que precisam ser cumpridas como inteligência (incluindo a inteligência emocional), respeito pelo cargo que ocupa, senso de responsabilidade e habilidade de liderança além da vontade de cuidar do povo que o elegeu.

E Barack cumpre todas esses pré requisitos. O que por si só já nos deixa com saudades de quando essas qualidades eram minimamente preenchidas. O livro de memórias da Michele Obama, já lançado no Brasil, completa lindamente como cada tijolinho das personalidades Obamas foram construídas ao longo dos anos (em breve traremos também a resenha da Michele).

Fato aleatório que me surpreendeu e descobri ao ler Uma terra prometida (não que isso mude nada na minha ou na sua vida) mas vocês sabiam que o Barack fumava? Sim fumava no passado e hoje Michele está orgulhosa do marido pois ele já não fuma mais.

Obviamente você pode amar ou odiar o politico Obama, mas desafio qualquer um a agir com a franqueza da pessoa Obama que parece sempre estar pronto a confessar os pesos que carregou durante anos como pessoa publica e influente, que lutou bravamente para estar presente em qualquer segundo na vida de sua família sempre que era requisitado.

É obvio que todas essas impressões (as minhas impressões de leitura ou sobre a pessoa do Obama) são impressões de uma pessoa que está completamente fora da realidade econômica e politica dos Estados Unidos. Mas falando do cenário de uma Brasileira ao ler a biografia, Uma terra prometida me faz relembrar que a história pessoal das pessoas são a base do que bons políticos podem se tornar, enfim maiores deduções deixo por conta de vocês, espero ansiosa pelo próximo volume, reexaminando minha consciência todos os dias para identificar na nossa realidade o ponto exato que começamos a errar como nação.

Was this review helpful?

📚 Resenha da vez: "Uma terra prometida", de Barack Obama. #livros

⌛ Recebi o livro via #netgalley em novembro do ano passado, e o tempo que levei para ler diz mais sobre minha incapacidade de ler dois livros ao mesmo tempo do que sobre o texto. Quando peguei "Uma terra prometida" sem outro livro pedindo minha atenção, a coisa fluiu muito bem.

🙄 O livro tem uns trechos meio chatinhos, sim, especialmente quando se embrenha muito na política norte-americana. Outra coisa que é um pouco tediosa (e me pareceu forçada) são as louvações do Obama aos membros da sua equipe.

🌎 Por outro lado, achei interessantíssimo quando trata de política internacional (inclusive com rápidas menções ao Brasil). É fascinante ver um pouco da história recente pelos olhos de um dos seus principais protagonistas.

😖 Outra coisa interessante são os momentos de frustração - aparentemente mais frequentes que os de realização - do Obama na tentativa de trazer progresso e de melhorar as condições de vida dos cidadãos sob sua responsabilidade. Os projetos eram frequentemente emperrados por conchavos políticos.

📰 Obama também documenta a radicalização das posturas políticas nos EUA, o crescimento da facção de ultra-direita no Partido Republicano e o surgimento das "fake news" como armas políticas, todos temas que falam de perto à realidade brasileira.

😮 O livro acaba em um ponto decisivo do governo e deixa a vaga promessa de um segundo volume.

❓ Na edição da netgalley, os cadernos de fotografias estão ausentes e há alguns erros (siglas em letras minúsculas, por exemplo) que, presumo, foram corrigidos na versão definitiva.

✨ Estrelinhas no caderno: ⭐⭐⭐⭐

Was this review helpful?

A trajetória de um dos mais importantes líderes dos Estados Unidos da América. O da Michelle é melhor. Mas existe uma playlist para este livro no Spotify muito boa e que ajuda a mergulhar na história.

Was this review helpful?

Um livro incrível que mostra um pouco de uma das grandes figuras públicas do mundo, sua jornada de vida e os alicerces importantes que ele considera que baseiam sua vida tanto pessoal como política

É apenas a primeira parte das memórias do ex presidente americano que fez história, sendo o primeiro homem negro a atingir o cargo político de maior importância no mundo.

Com uma narrativa fluida a leitura desse calhamaço passa que nem percebemos.

Indico pra todos!

Was this review helpful?

Qualquer pessoa que saiba ler , sabe quem é Barack Obama, então isso dispensa a necessidade de apresentações rs, a boa noticia é que esse calhamaço é apenas o primeiro volume da biografia escrita pelo próprio Barack. Vou tomar a liberdade de pular o quanto deveríamos celebrar o fato que um homem negro presidiu por 8 anos a nação mais poderosa da planeta (sendo essa nação uma das que mais tem dificuldades em lidar com as questões raciais) para ir direto aos pontos de como pequenas ações no impactam até hoje; o fato é que por mais que as linhas se misturem com as decisões que Barack tomou enquanto ao presidente essas memorias dizem muito mais do homem por traz das decisões e ao caminho dele até o escritório mais cobiçado do planeta.

O livro começa pela infância , passa pela adolescência , os anos na faculdade e o tempo no congresso que percorre por todas as questões que moldaram o adulto em que ele se tornou, já no começo somos avisados que o livro conta mais volumes .O primeiro percorre até o final de 2011 ( estou aqui só imaginando como no próximo volume o ex presidente pretende dar conta de nos contar mais 6 anos de mandato) mas enfim é impossível não tomar uma partido politico durante as paginas , mas o fato mais inegável é que Barack sabe exatamente como cativar as pessoas sejam num discurso ou nas paginas, por mais que ele tenha presidido uma nação inteira as tiras e o senso de humor dele está sempre presente e isso torna o livro extremamente bem escrito.

Como uma pessoa de fora dos Estados Unidos o sentimento de nacionalidade dos (estados unidenses) sempre me pareceu forçado e arrogante, mas a maneira que Barack descreve a necessidade de ajudar a transformar o país dele num lugar melhor me faz perceber que para qualquer cidadão dos Estados Unidos realmente essa deveria ser a característica mais forte de uma identidade cultural. Todos os detalhes compartilhados e são muito detalhes nos fazem sentir próximo ao que está sendo narrado, mesmo que a situação descrita seja completamente diferente da nossa\ minha realidade.

Barack foi um presidente que teve que decidir se começava ou não uma guerra e como essa decisão ia dividir o mundo, independente das nossas escolhas particulares a narração me faz sentir falta de quando a politica dentro do limite possível era decente e dava um certo tipo de esperança numa humanidade melhor.

Um pouco antes do lançamento do livro no Brasil , o ex-presidente concedeu uma entrevista ao Pedro Bial e o tom da entrevista é exatamente ao que se encontra na narração do livro com infinitamente mais detalhes; tanto na entrevista quanto no livro Barack dá seus relatos com varias relações que construiu ao longos dos anos e não foge de assuntos polêmicos, inclusive aborda a relação com os exs-presidentes do Brasil Lula e Dilma, com a maior naturalidade e maturidade acolhe elogios que já havia feito ao ex presidente do Brasil e as remodula agora que sabe como todo o resto do planeta sobre todas as acusações que recaem sobre o ex presidente chegando até a compara-lo com um mafioso que por longas décadas agiu em Nova Iorque.

O fato é que nunca existiu nem vai existir nos Estados unidos ou em qualquer outro lugar do planeta um presidente perfeito, mas existem características essenciais que precisam ser cumpridas como inteligencia ( incluindo a inteligencia emocional), respeito pelo cargo que ocupa, senso de responsabilidade e habilidade de liderança além da vontade de cuidar do povo que o elegeu ...e Barack cumpre todas esses pré requisitos o que por si só já nos deixa com saudades de quando essas qualidades eram minimamente preenchidas.


Fato aleatório que me surpreendeu (não que isso mude nada na minha ou na sua vida ) mas vocês sabiam que o Barack fumava ? Sim fumava no passado e hoje Michele está orgulhosa do marido pois ele já não fuma mais; obviamente você pode amar ou odiar o politico Obama , mas desafio qualquer um a agir com a franqueza da pessoa Obama que parece sempre estar pronto a confessar os pesos que carregou durante anos como pessoa publica e influente, que lutou bravamente para estar presente em qualquer segundo na vida de sua família sempre que era requisitado.


É obvio que todas essas impressões (as minhas impressões de leitura ou sobre a pessoa do Obama) são impressões de uma pessoa que está completamente fora da realidade econômica e politica dos Estados Unidos, mas falando do cenário de uma Brasileira essa biografia me faz relembrar que a história pessoal das pessoas são a base do que bons políticos podem se tornar, enfim maiores deduções deixo por conta de vocês, espero ansiosa pelo próximo volume, reexaminando minha consciência todos os dias para identificar na nossa realidade o ponto exato que começamos a errar como nação. [ resenha completa em prateleira de cima].

Was this review helpful?

Obama é um ser luminoso, mas não acredito na veracidade desse livro, algumas partes me soou meio fake news rsrsr... Enfim, não supera o da Michele Obama, mas é bem bacana pra quem quer conhecer um pouco da jornada dele.

Was this review helpful?