Cover Image: Arlindo

Arlindo

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Adorável demais!
Nasci nos anos 80 no norte do brasil e ainda assim consegui me conectar demais com as pequenas coisinhas de Arlindo. Um amor de livro.

Was this review helpful?

Esse livro tem uma vibe tão gostosa, e imagino que isso se deva também à nostalgia que sinto lendo. Principalmente por causa das locadoras!
Essa sensação também é dividida com a tristeza em ver que, Arlindo, mesmo tão jovem, precisa ajudar a mãe na produção de doces para o sustento da família, cuidar da irmã mais nova e ter uma relação difícil com o pai, extremamente machista em tudo o que diz e na forma que age.

Acompanhamos Arlindo, um adolescente doce e carinhoso, e seus amigos nesse momento de descoberta e de reconhecimento. Das dúvidas e dos rumores que correm por aí. Mas afinal, o que isso tem a ver com ele?
Até hoje o país em que moramos é extremamente intolerável com pessoas lgbtqia+ e sabemos que principalmente em cidades do interior essa intolerância pode ser ainda maior, violenta. Imaginem mais de uma década atrás, quando muitos discursos de representatividade não eram tão amplamente discutidos.
Lindo, como é chamado pelas pessoas próximas, gosta de um garoto novo na escola mas que trás consigo a própria história que não é fácil. Em meio aos colegas existem aqueles que praticam o bullying e que não deixam nada passar. Contando com suas amigas, Lindo não deixa de curtir a adolescência nessa cidade pequena cheia de tradições, fazendo sessões cinema semanais e comparecendo à festanças de aniversário onde todo mundo também estará.

Mas o livro tem final feliz? É claro que tem!
Começando um novo ciclo de vida ao lado da família e amigos, acabamos torcendo por esse novo momento do personagem cercados de pessoas que o amam e estão dispostas à protege-lo. E vai ser, sim, Lindo.

Was this review helpful?

Não sei nem o que dizer sobre essa HQ linda e apaixonante. Impossível não terminar a leitura torcendo muito por Arlindo e com os olhos úmidos de emoção. Linda demais!

Was this review helpful?

Vamos acompanhando a vida de nosso protagonista Arlindo, em uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Suas relações familiares e com os amigos são abordadas de uma maneira bastante interessante e real. Quem viveu ou vive em algum interior vai se sentir representado com os costumes, tradições, cultura e expressões linguísticas que a autora nos trouxe.

“Eu sempre imaginei como seria existir num lugar em que minha família fosse outra. Que a cidade fosse outra. Que as pessoas fossem outras. Desde que eu me entendi por gente eu senti essa agonia, essa vontade de ir embora.” Posição 22

Um dos grandes pontos positivos são as reflexões interessantes que a autora nos deixa. Isso que estamos lendo é mesmo distante de nossa realidade? Existem pessoas como essas retratadas nessa HQ? Isso é real? E posso dizer que é isso mesmo. Acho quase impossível o leitor não se sentir representado por alguma das personagens. Seja o pai ou os colegas de escola homofóbicos; os melhores amigos, que sempre estão ao lado uns dos outros; seja a vizinha maldosa e fofoqueira; seja a mãe protetora... Enfim, é uma obra que o leitor finaliza diferente de como iniciou. E o grande aprendizado é: Você nunca está sozinho.

“Todo mundo parece saber coisas sobre a gente, tirando conclusões por uns negócios tão nada a ver. Não faz nem sentido. As músicas que eu gosto, o modo como eu ando, o jeito que me mexo enquanto falo... Eu apanhei tanto pra ser menos bicha sem nem saber direito o que era ser isso...” Posição 34

Outro ponto interessante é a playlist que acompanha toda a trama. Em muitas cenas, a trilha sonora se faz presente, trazendo artistas como Sandy e Júnior, Pitty, entre outros bastante conhecidos por nós. Os amantes dos anos 2000 vão adorar.

Em relação a parte gráfica, a editora está de parabéns. As ilustrações são em cores vibrantes e muito legais. Nota dez.

Finalizo a resenha indicando para todos os leitores em geral, pois, além de ser uma temática bastante próxima de todos nós, ainda serve como uma bela porta de entrada para compreender um pouco melhor esse universo LGBTQIA+ e a descoberta de sexualidade.

Was this review helpful?

Quadrinhos amorzinhos com uma linda história sobre descoberta e aceitação que aquecem o coração do leitor 🥺

Was this review helpful?

Que Graphic Novel maravilhosa! É uma pena só tive a oportunidade de ler pelo kindle, portanto, sem cores. Mas isso não estragou a minha experiência literária, que foi incrível. Amei a temática do livro e a forma como a autora trouxe algumas questões importantes. Me emocionei e é uma leitura que indico para todos!

Was this review helpful?

Quem passou a adolescência, ou até mesmo a infância, nos anos 2000 irá se deleitar nas inúmeras referências trazidas nessa história. E se, junto a isso, residir no nordeste, se sentirá em casa. A leitura de "Arlindo" me inundou de nostalgia, foi uma viagem para a difícil, e por vezes divertida, adolescência.

Retomei aquela complexa necessidade que sentimos em 'achar nosso lugar no mundo', que é um modo genérico de falar sobre reconhecimento. É na adolescência onde as maiores mudanças ocorrem, tudo parece ao mesmo tempo eterno e transitório. Buscamos por nós mesmo e queremos ser reconhecidos, mas sempre há um incômodo na liberdade.

Em "Arlindo" a essência da história se pauta nesse sentimento, a narrativa é balanceada pelo nível dramático e pela leveza. Enquanto assuntos densos (homofobia, preconceitos, bullying...) movimentam a vida do protagonista e dão mais profundidade a história, outros aspectos suavizam a leitura: o que mais se destaca são o traço e as cores vibrantes, assim como a personalidade cativante dos personagens.

Essa experiência de leitura possibilitou vários picos de sentimentos, um sorriso se transformava em pesar de uma página para outra... Fui teletransportada, senti saudade e ao mesmo tempo alívio por já ter passado desse estágio da vida. Mas como a nostalgia torna tudo mais colorido, a saudade foi um pouco mais forte.

Was this review helpful?

Arlindo é um jovem que vive com seus pais e irmã, mas que é muito maltratado pelo pai, pois gosta de cozinhar com a mãe e se assemelha muito a uma tia, que foi embora anos atrás. Junto das melhores amigas, ele vai conhecer mais sobre si e perceber que não está sozinho.

Ler essa HQ foi como relembrar minha época na escola e o começo dos anos 2000. As referências musicais (Sandy e Junior e Pitty são muito presentes no livro), o MSN com os bates papos que varavam as noites e como alguns colegas passaram pelo mesmo que Arlindo.
⠀⠀
Em diversos momentos durante a leitura, apesar da leveza da Lu em retratar tudo, senti um aperto no coração e uma vontade louca de pegar esse jovem no colo e falar: vou cuidar de você e ninguém nunca mais vai te fazer mal.
⠀⠀
Arlindo é gente como a gente, com sonhos e medos que, muitas vezes, guarda as dores dentro de si para não fazer os outros sofrerem e, nesses momentos, senti muita identificação com ele. Além disso, ele conta com pessoas maravilhosas ao seu redor.
⠀⠀
O tanto que amei essa história não está escrito. Eu queria ter poder para dar esse livro para cada pessoa no mundo, pois sei que as tornaria alguém melhor.

Was this review helpful?

“eu sempre imaginei como seria existir num lugar onde o meu nome fosse diferente, se a cidade fosse outra, se as pessoas fossem outras. talvez, se tudo fosse diferente, eu não teria essa vontade de correr, de ir embora, que bate o tempo todo. mas se fosse assim eu não seria quem eu sou. e essa não é uma opção.”
LINDO! essa hq é linda. me emocionei muito lendo, é tão sensível e bonita! fora que as ilustrações são perfeitas. gostei muito e indico a todos!

Was this review helpful?

Adorei as escolhas das cores e as referências da história (que eu gostaria de ter pegado mais nas músicas do Sandy & Junior, que nunca fui tão fã, mas são bem presentes na história), Arlindo é uma história cheia da amor apesar das circunstâncias.

Was this review helpful?

Ainda to bem soft, só de lembrar dessa história! AAAAAAAAAA

Ja comecei o quadrinho sabendo que iria amar, e realmente amei. Dei muitas risadas, fiquei muito mal com algumas situações lá, chorei e amei cada cena dessa HQ.

Confesso que as vezes boiei com algumas referências, principalmente de Sandy e Junior. Nasci em 99, então não lembro de muitas coisas que citava ali. Claro que eu conheço a dupla e algumas músicas.

Gostei muito de quando mostrava o MSN e o Orkut, foram redes sociais que fizeram parte da minha infância, então fiquei muito feliz de ver as referência disso, principalmente quando mostrava o MSN, com os nomes cheio de coisinhas e os e-mails todos diferentões.

Os personagens são muito fofos. Queria abraçar cada um deles e dar um murrão em alguns outros também. Arlindo e Lis foram meus favoritos, mas também não posso deixar de fora a Dona Anja, vó de Arlindo. Eu rachei de rir quando o Lindo chega na casa dela e pergunta por onde ele passou.

Quando acontece aquilo perto do final eu chorei bastante, foi muito tocante pra mim. E como a mãe dele resolveu aquilo foi bem corajoso também.

E aquele final.... AAAAAAAAAAA.
Espero muito que tenha uma continuação, principalmente com eles hoje em dia. Quero muito saber como estão todos.

Esse quadrinho tem que ser uma leitura obrigatória pra todo mundo, é super rápido de ler, muito fofo e de aquecer o coração. Recomendo demais!

Was this review helpful?

Arlindo foi uma história que eu acompanhei no twitter e sempre me deixou de coração quentinho e motivado.
Ler esse livro foi como uma releitura, já que a ilastralu tinha postado grande parte da hq no twitter, mesmo assim foi incrível.
como um garoto gay, assim como arlindo, foi muito fácil de me conectar com os momentos difíceis e felizes da hístoria.

Was this review helpful?

Altas doses de nostalgia e muitos momentos pra suspirar é o que você encontra em Arlindo!

A HQ é linda demais! Eu amei o trabalho que a Lu fez com as cores e, como ela foi roteirizada e desenhada durante um espaço de tempo grande, é legal acompanhar a evolução do traço da Lu. A expressão que ela dá ao olhar dos personagens é muito forte e o resultado é que fica difícil não se emocionar com os personagens.

Na história, conhecemos Arlindo, um menino que quer viver sua adolescência e experimentar as primeiras paixões como qualquer adolescente, mas por ser um menino gay, que mora em uma cidade pequena, com um pai extremamente machista e homofóbico, esses sentimentos ficam bem mais complicados de lidar. Mas, Arlindo encontra refúgio nos amigos e músicas que ouve.

As músicas são um caso à parte em Arlindo! Essa é uma HQ com trilha sonora! As páginas são recheadas de músicas de Sandy e Junior e Pitty e fui transportada pra minha própria adolescência quando essas músicas faziam parte do dia-a-dia (não que hoje não façam, pois sigo ouvindo quase diariamente).

É uma história linda sobre amizade, sobre se descobrir, crescer e se apaixonar, daquelas de dar um quentinho no coração e nos encher de esperança.

Was this review helpful?

Esse livro é incrível, em todos os aspectos!
Os traços são lindos, a história é maravilhosa e a mensagem indispensável! Ah, e a trilha sonora também é demais!
Além disso, é um livro super rapidinho de ler, fiz isso em apenas um dia!
Só tenho a agradecer à editora Seguinte e ao Netgalley pela oportunidade de conhecer essa maravilha chamada Arlindo!!!

Was this review helpful?

4,5⭐️
Muito obrigada Seguinte pela oportunidade de ler essa HQ maravilhosa. Os desenhos são lindos e a história é muito bem escrita, teve partes tristes e felizes e confesso que chorei um pouco. Um livro que todo mundo deveria ler, me fez refletir muito a atitude das pessoas. Recomendo muito valeu muito a pena a leitura e amaria te ele na minha estante, fica a dica em Seguinte haha
“Tá tudo bem. E quando não tá, é porque ainda vai ficar.”

Was this review helpful?

Agradeço ao Netgalley e à Seguinte pela cópia digital do livro em troca da minha opinião honesta sobre o livro.

Eu não cheguei a acompanhar a história enquanto foi lançada aos poucos, então não sabia muito sobre ela e só posso dizer que foi o melhor modo de iniciar minhas leituras de 2022.

Arlindo e seu grupinho de amigos são uns fofos, estão tentando descobrir quem são e quem querem ser enquanto precisam lidar com questões como o bullying. Achei muito lindo como eles são próximos e se apoiam nos momentos difíceis. Além dos amigos, conhecemos também a família de Arlindo, que, exceto pelo pai, é maravilhosa também (amei a vó dele).

Se você também foi jovemzinho nos anos 2000 assim como eu, com certeza vai amar as músicas que estão muito presentes aqui (estou com Na sua Estante, da Pitty, na cabeça até agora). Não só as músicas, mas também eles conversam pelo msn e via sms com celulares usando bônus.

A arte é muito bonita e os quadros são coloridos. Achei o final muito lindo, foi por muito pouco que não chorei. Talvez pudesse ter deselvolvido um pouco melhor o final, mas mesmo assim foi explêndido e com certeza recomendo para todos.

Was this review helpful?

Uma história linda e um traço de encher os olhos.


Eu queria muito ler essa história mas não imagina que gostaria tanto. Arlindo é uma história real contada de forma leve mas sem perder a força. Todo o traço único leva a história a outro patamar, deixando seus pontos ainda mais pessoais e a prova de cópias. Com toda certeza ficarei de olho em todos os próximos lançamentos de Ilustralu e farei esse favor ao mundo expondo a edição física desse livro para todos.

Was this review helpful?

EU NÃO SOU A DOIDA DOS QUADRINHOS, MAS ESSE EU AMEI...

Arlindo Junior, é um adolescente normal, cheio de amigos, mas que esconde dentro de si um grande segredo, e não sabe o que fazer com ele, nem como contar isso pra alguém.


A maioria das pessoas já sacou que ele é Gay, mas seu Pai se nega a enxergar qualquer coisa que seja diferente do que ele acredita que seja o certo.

Mas é aí que duas surpresas maravilhosas acontecem, quando o Lindo cansa de esconder isso de si mesmo, e abre o jogo com a sua mãe, ela o acolhe de braços abertos, e é por causa desse amor que ele toma coragem de contar quem ele é de verdade, e a reação do Pai dele era exatamente o que todos esperavam. Mas a atitude de sua mãe me deixou de queixo caído, uma atitude que merece ser aplaudida de pé.

É um quadrinho super curto, mas consegue transmitir tudo o que a gente precisa, através dos traços, falas dos personagens e claro da melhor trilha sonora possível.

É aquele tipo de leitura que aquece o coração, e que deixa a clara mensagem de que se ainda não está tudo bem vai ficar.

Was this review helpful?

Eu não acompanhava Arlindo, então foi um prazer finalmente conhecer essa história! É fofo, divertido e os personagens são muito carismáticos. O livro tem alguns problemas de narrativa e construção, e o final é bem corrido, coisas que podiam ter sido arrumadas na edição final. Mas acredito que isso não faz a história perder sua mensagem.

Was this review helpful?

PERFEITO!! essa GN é incrível, eu chorei muito e me senti acolhida de formas inimagináveis, muito lindo e os personagens ganharam um espaço enorme no meu coração e na minha vida. Amei!!

Was this review helpful?