Cover Image: Risque esta palavra

Risque esta palavra

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

“Um poema não é mais
do que uma pedra que grita”

Risque esta Palavra, é o quarto livro de poesia da poetisa brasileira Ana Martins Marques, publicado pela Companhia das Letras é um lançamento incrível de 2021 para quem ama poesias.

A impressão que eu tive lendo Risque esta Palavra foi de que eu estava ouvindo uma amiga desabafar, poetizar o cotidiano. De uma forma bem clara ela tira poesia de situações do dia a dia, de dilemas dos mais profundos aos efêmeros, do que está por trás do ato de fumar, parar de fumar, vai do glamour a realidade em um instante.

“Acabamos de lançar tuas cinzas
surpresos que reste tão pouco de ti
depois seguimos em silêncio ao sol
em meio a tudo o que te sobreviveu
— e tu estás em tudo.”

Me parece o tipo de livro que você vai lendo aos poucos ou se joga de cabeça, para ler no ônibus ou enrolada em casa embaixo de dez cobertas (porque tá frio esses dias!)

Gostei da fluidez da escrita da Ana, e tenho a sensação de euforia de ver como temos poetisas e poetas ganhando destaque no Brasil, sendo publicados por grandes editoras e tendo edições chegando em nossas mãos, com o mesmo cuidado que editoras tem com poetas internacionais.

Ana nesse livro usou algumas influências chaves para lhe inspirar e uma delas é da poetisa Wislawa Szymborska, cuja poesia conheci anos atrás para um trabalho de escola mas muito por alto, apenas algumas poesias publicadas em uma revista e fiquei imensamente feliz ao ver que a Companhia das Letras também tem um livro dela e logo vou atrás para mergulhar nos sentimentos que Szymborska soube transmitir para o meu adolescente de forma tão pungente que mais de duas décadas depois reconheci seu nome e poesia neste livro!




Indico o livro para quem curte poesia e para quem gostaria de conhecer também, pois o livro é dividido em diversos temas e acredito que terá uma poesia que lhes agrade!

Was this review helpful?

O melhor livro de poesia desde wislawa. ponto final.
O melhor livro de poesia desde wislawa. ponto final.
O melhor livro de poesia desde wislawa. ponto final.
O melhor livro de poesia desde wislawa. ponto final.
O melhor livro de poesia desde wislawa. ponto final.

Was this review helpful?

A delicadez das palavras de Ana Martins Marques invade o leitor e se mescla a ele com suas frases que te levam para lugares e sensações pessoais, da autora e do eu lírico. Me peguei lendo e relendo e relendo e grifando, destacando, absorvendo e sorvendo cada uma daquelas palavras.

Was this review helpful?

A poesia de Ana Martins Marques me toca profundamente. Tive meu primeiro contato há apenas 2 anos, mas foi uma conexão imediata e tão pungente que só consigo gostar de todos os seus escritos.

Was this review helpful?

Não apenas por ser fã, mas por toda a antecipação na edição de maio do Suplemento Pernambuco, eu já estava com altas expectativas. Até reli "A vida submarina" só por saber que seria relançado em conjunto -- e não pude deixar de pensar como teria sido interessante ver o título passar por uma reedição, dividindo-o em dois ou apenas enxugando-o. Essa preocupação, no entanto, não resvala em "Risque esta palavra". A autora deve ter usado o nível de fruição estética do seu livro anterior, "O livro das semelhanças", e usado como piso, não teto. Aqui ela continua nos surpreendendo com a poesia das atividades corriqueiras, banais e comuns, como fazer as malas. Seu olhar é a desculpa perfeita pro procrastinador que há em mim: "não, não estou enrolando para fazer a mala, estou pensando na poesia disso tudo e relendo Ana Martins Marques". Eu não podia estar mais feliz com um livro novo de uma autora favorita.

Was this review helpful?

Silêncio ⁣

Língua das coisas⁣

Mas também: língua de se falar⁣
com as coisas ⁣
e com as próprias palavras⁣

O nome das coisas⁣
quando não falamos delas⁣

Único modo que têm os mortos⁣
de cantar⁣

O que há entre uma xícara e outra xícara⁣
entre uma pedra e uma rosa⁣
entre Vênus e uma cadeira⁣

O modo como soa⁣
uma palavra⁣
riscada⁣

Toda fala nasce com a cicatriz do silêncio,⁣
que foi quebrado⁣

Não há palavra que não seja marcada pelo silêncio⁣
como camisas que secaram⁣
presas ao varal⁣

Por outro lado, frequentemente o silêncio⁣
vem manchado por uma palavra ⁣
como um espelho sujo⁣

A forma mais próxima do silêncio é o círculo:⁣
forma geométrica da espera⁣

O rastro que deixou⁣
o animal que não passou⁣

É este o meu nome ⁣
quando não me chamas⁣


_____⁣


"Risque Esta Palavra" é um livro de poemas da escritora brasileira Ana Martins Marques (@anamartinsmarquesbh) e meu primeiro contato com a escrita da Ana, que veio através desse lançamento da @companhiadasletras e que tive o imenso prazer de ler esse mês.⁣

Que experiência incrível! Que coisa linda foi ler esse livro e me deparar com uma escrita fenomenal, um jeito único com as palavras, uma dança, um fôlego único. Foi lindo! Amei amei amei e se pudesse compartilhar todos os poemas aqui, faria isso. Mas fiquem com meu favorito e façam o favor de ler esse livro!

Was this review helpful?

Resenha Sandra Martins
A curiosidade me fez ler Ana Martins Marques. Mas como assim? Simplesmente porque ela era um dos nomes mais comentados aqui no Instagram. O pessoal falando dela e do relançamento de suas obras e de um livro novo.

Aí pensei: vou descobrir quem é. E grata a surpresa ao me deparar com “Risque esta palavra”, livro de poesias lançado pela Companhia das Letras juntamente com o relançamento de obras anteriores.

Os riscos poéticos cobrem a morte, as saídas, a linguagem e o fim de uma era como fumante.

Os mineiros e o desejo de conhecer o mar aparecem em “o que ela pensou na primeira vez que viu o mar” e se tornou personagem de uma idealização que ao final assume sua realidade.

Os poemas sobre a linguagem são instigantes e nos fazem pensar na força e no poder da nossa língua. E na poeticidade que ganhamos com ela.

“ando nas ruas pensando como
é possível
tantas pessoas falando nada
em voz alta “

A parte do livro dedicada ao parar de fumar é incrível. Um ato que é corriqueiro e que demanda força de vontade pra conseguir, vira um leque de poemas que vai desde a falta física do cigarro na mão até Wislawa Szymborska.

Assim temos vários riscos. O arriscar-se, o risco do fósforo na caixa (e o fogo que ele gera, queima) e o passar um traço em coisas que foram realizadas.

Descobrir Ana e sua poesia foi uma das coisas mais felizes dessa plataforma. E se você é como eu, que não a conhecia, arrisque-se. E se já conhecia, passe um traço em mais essa leitura na sua lista. Vale demais a pena.

Was this review helpful?

sensacional, só não devorei de uma vez porque precisei descer do ônibus. coisa linda, então, foi ver o último poema se despedindo daqueles que se apegam aos livros nos transportes, mercados, diversos espaços. experiência ímpar ir trabalhar lendo poesia - ainda que estivesse em pé no 343 -, foi um aprendizado, agora quero sempre. amei como a ana enxerga beleza nas efemeridades, detalhes, instantes. curioso e maravilhoso o conjunto de poemas sobre fumar, parar de fumar, cigarros e fumantes. é lindo, cada fragmento

Was this review helpful?