Cover Image: Meu corpo virou poesia

Meu corpo virou poesia

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Me surpreendi positivamente com a leitura, não esperava que fosse tão bom e que me prendesse da forma que aconteceu! Com toda certeza irei indicar para todos!

Was this review helpful?

"Ouvi dizer que amor-próprio ainda é o jeito mais corajoso de amar".

💭 Vocês sabem que eu não tenho o costume de ler livros de poesias, mas tenho me aventurado pelo gênero e livros como este, ganham meu coração.

Meu corpo virou poesia é o primeiro livro do gênero da Bruna Viera. O livro é dividido em quatro partes: Cabeça, garganta, pulmão e ventre. Assim, a autora traz poesias repletas de sentimento sobre amor, autoconhecimento, aceitação, recomeço e pertencimento.

💭 Foi impossível não se identificar com muitas poesias da obra, que acabou me cativando mais do que eu esperava. Além disso a autora também aborda sobre sua transição capilar e como foi esse reencontro com seus cachos e seu cabelo natural. Algo que eu passei recentemente e foi mesmo uma fase muito difícil, que ainda me faz refletir muito também.

"Seja qual for a sua crença, duvide de tudo, menos do amor. E da sua capacidade de se curar"

Was this review helpful?

Ler esse livro foi um deleite. Amo poemas e a Bruna Vieira conseguiu fazer o leitor encontrar a si mesmo durante a leitura desses textos tão simples, leves, mas que carrega uma forte gama de sentimentos, sensações e momentos que muitos de nós já vivenciou ou irá vivenciar.

Não conheço a vida da Bruna, mas posso dizer que em tudo que viveu soube como obter amadurecimento e aprender lições de cada experiência, para além disso ela conseguiu alcançar o leitor com uma força fantástica. Apenas amor por cada um desses poemas.

Was this review helpful?

A Bruna vieira tem uma sensibilidade que é de outro mundo. Me conectei muito com suas poesias e em vários momentos me encontrei nelas. Recomendo demais!

Was this review helpful?

Bruna Vieira, blogueira pelo Depois dos Quinze que também conquistou uma legião de leitores nas páginas de seus livros de ficção, crônicas e até mesmo em quadrinhos, pousa agora nos braços da poesia não para de aproximar do leitor, mas para se aproximar de si mesma.

Meu Corpo Virou Poesia é uma obra pessoal, extremamente intimista, como se estivéssemos lendo o diário — não de uma adolescente descobrindo um amor, mas de uma mulher (re)descobrindo o amor próprio. Desconstruindo paredes que colocou ao redor de si, Bruna abre o jogo sobre momentos difíceis de sua vida que, muitas vezes, foram escondidos de nós atrás de filtros no Instagram.

Mostrando uma versão nua, crua, renovada e muito mais autoconsciente, conhecemos em Meu Corpo Virou Poesia uma Bruna que jamais havíamos visto antes, mas que parece extremamente familiar por lembrar outra pessoa que também amamos — ou, no mínimo, deveríamos aprender a amar: nós mesmas.

Embora muito particulares, os textos (e dores) de Bruna são extremamente universais. Medos, incertezas, amarras, amores ácidos e o longo e doloroso processo de superação, descontração e reconstrução de nós mesmos quando nos reencontramos em meio aos cacos de nós que restaram de relacionamentos tóxicos, seja com o outro ou conosco mesmo. Página a página, Bruna junta as peças desse longo quebra-cabeça chamado Meu Corpo e o transforma em Poesia.

Corpo este, alias, que não é apenas o físico, apesar de também sê-lo, mas tudo aquilo que faz parte de nós. O que somos por fora, o que somos por dentro, o que gostamos, o que detestamos. Tudo isso sustenta o nosso corpo, o nosso ser, e a poesia sincera de Bruna pode até ser inexperiente, mas é resistência e é lição de vida.

Se você precisa de um conselho de amiga, leia Meu Corpo Virou Poesia e poesie-se também; não há nada mais gratificante e do que encontrar o amor no nosso primeiro e último lar: nosso corpo.

Was this review helpful?

Acompanho a Bruna há muito tempo em suas redes sociais, mas não tinha lido nada dela ainda. Então quando vi esse livro disponível para solicitação no NetGalley, não pensei duas vezes.
Eu presenciei através da tela do celular, as diversas fases da Bruna: sua mudança para fora do país, a transição capilar, o fim do seu relacionamento. E ela trouxe cada uma dessas fases para seu livro, de forma leve e deliciosa. É interessante ver como ela transformou o processo de transição para a vida adulta em poesia.

Esse é o primeiro livro de poesia da Bruna, e tenho certeza que ela já está conquistando muitos leitores por aí.
Falando sobre autodescoberta e suas próprias experiências, me identifiquei em vários trechos, pois muitas das inseguranças e pensamentos contidos ali, já foram coisas que senti/vivenciei.

Com sensibilidade e ao mesmo tempo uma escrita forte, a Bruna nos entrega poesias belas, que devoramos em algumas horas. Mesmo podendo ser lido rapidamente, minha sugestão é para você "tomá-lo" em doses, pois tenho certeza que dessa maneira a experiência será ainda mais linda. Um livro com capa e conteúdo fantásticos. Recomendo demais!

Was this review helpful?

"... Aqui sempre serei a garota do interior, nunca pretendo me livrar do meu sotaque, mas nesta tarde ensolarada de fevereiro, me fez bem constatar: não há outro lugar no mundo que eu gostaria de estar neste exato momento..."

Meu Corpo Virou Poesia é uma obra intimista e delicada. Nele a autora abre seu coração e mostra ao mundo todos os sentimentos que viveu nos últimos anos, seja de dor, medo, amor e autodescoberta. Somos levados em uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento.

O livro é uma coletânea de poesias divididas em quatro partes: cabeça, garganta, pulmão e ventre. Cada parte a Bruna nos apresenta seus mais puros sentimentos, nos quais se sentiu perdida e se reencontrou, se sentiu abandonada e encontrou o amor próprio. É um livro muito sensível e cheio de delicadeza, me senti representada em vários momentos (marquei muitos versos, quando os releio me sinto abraçada 🤧🧡).

A edição da editora seguinte está belíssima! O livro possui folha de guarda laranja, as letras são verdes e tem várias ilustrações lindas na cor laranja também. É uma edição muito caprichada 🧡

Eu amo livros de poesia, então não poderia deixar de indicar essa leitura para vocês.

Nota: ⭐⭐⭐⭐,5 (4,5/5)

Was this review helpful?

Esse se tornou o meu livro de poesia favorito! É incrível como a Bruna consegue transmitir mensagens com tanta sensibilidade e que gerem identificação! Eu amei ❤️

Was this review helpful?

Poesia não é um gênero que leio com frequência, mas sempre que me permito arriscar fora da caixinha me deparo com conteúdos incrivelmente inspiradores. E dessa vez não foi diferente, Bruna se derrama por completo em cada verso, sua franqueza me impressionou e conquistou já na primeira página, e mesmo não a conhecendo intimamente, pude senti-la em cada texto. Frações da autora dispostas em cada palavra, em cada arte. Uma obra que transpira Bruna Vieira, aborda questões tão próprias e ao mesmo tempo tão comuns. O tipo de leitura que te acolhe, te sacode e te desperta, de forma prática e certeira.

Dividido em quatro partes: cabeça, garganta, pulmão e ventre, Meu corpo virou poesia se apresenta como uma obra completa, a autora trabalha de forma magistral temas como, desilusão amorosa, auto descoberta, sensação de não pertencimento, sororidade e amor próprio. Cada poema me encantou e preencheu de forma ímpar. Durante a leitura fui tomada pela sensação de estar cara a cara com uma amiga, compartilhando suas dores e conquistas. A cada virar de página me vi ouvindo, consolando e vibrando, isso enquanto me encontrava em alguns desses textos tão pessoais, me senti ali também, disposta como peças de um enorme quebra cabeças. Tentada a me curar, a crescer, a olhar pela janela e sentir o sol me aquecer.

Embora cada experiência de leitura seja única, creio que muitos facilmente se encontrarão em alguns destes poemas, que em sua maioria arremetem a acontecimentos simples e cotidianos, dispostos sem rodeios. Bruna possui um olhar atento que capta os mais ínfimos detalhes de tudo que habita ao seu redor. Sua perspectiva nos é apresentada através de uma narrativa sensível e direta que nos convida a conhecer sua jornada rumo ao reencontro. Se perder, perceber, se reencontrar e florescer, são etapas importantes que compõem uma trajetória admirável.

Was this review helpful?

𝐏𝐨𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐡𝐢 𝐨 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐨?
🌸 Essa capa me cativou.

🌸 A Bruna é famosinha já com outros livros e esse é o primeiro de poesia dela, então a curiosidade falou mais alto mesmo não tendo lido nenhum outro dela.

🌸 Mesmo a poesia sendo totalmente fora da minha zona de conforto, procuro ler de vez em quando o gênero...

𝐒𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐚 𝐞𝐬𝐜𝐫𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚
🌼 Vocês já viram a foto da Bruna? Genteeeee, essa capa é ela todinha. Linda demais!

𝐒𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐨 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐨
🌷 As poesias estão divididas em:

Cabeça
Garganta
Pulmão
Ventre

𝐀𝐥𝐠𝐮𝐧𝐬 𝐭𝐫𝐞𝐜𝐡𝐨𝐬:

1️⃣ 🌻Na cidade da neblina, não adiantar esperar o sol ☀. Ele nunca é quente o suficiente.

2️⃣🌻Todas as minhas histórias merecem ser ouvidas:
as que eu quiser viver
as que eu quiser contar
as que eu quiser imaginar.

3️⃣ 🌻Cheguei à conclusão de que desistir do ideal que criamos de alguém às vezes é mais doloroso que se despedir da própria pessoa.

4️⃣ 🌻Das lutas travadas pelo amor, a verdadeira vitória é a liberdade.

5️⃣ 🌻Se a gente precisa apagar muito do que a gente é à nossa para fazer parte de algo, provavelmente esse algo não é nosso de verdade.

6️⃣ 🌻Eu me desmoronei inteira para tentar caber em você.

7️⃣ 🌻Há algo que Nunca encontrei nos seus olhos mas que sempre escorreu involuntariamente dos meus olhos 😢.

8️⃣ 🌻Tudo de que fugimos ao longo do dia volta à noite para nós fazer companhia.

9️⃣ 🌻A solidão só faz companhia para quem não se faz companhia.

Was this review helpful?

𝙸𝚗𝚍𝚒𝚌𝚊𝚗𝚍𝚘... 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐨 𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥

Você já leu um livro que esperava gostar, mas não esperava se sentir tão compreendido?

Esse livro me tocou de uma maneira que eu não esperava. Ele falou com cada parte de mim. Ele me fez ter vontade de me expressar, sabe? Fez minha criatividade despertar e eu tava com muita saudades disso.

Então, muito, muito, MUITO obrigada @brunavieira. Sério.

Esse livro traz poemas que foram escritos pela Bruna ao longo dos últimos anos. O livro é dividido em quatro partes, em que cada uma corresponde a uma parte do corpo.

É um livro muito delicado, mas que fala muito sobre autoconhecimento, crescimento pessoal, relacionamentos, vida.

Foi uma leitura muito gostosa e inspiradora. Foi meu primeiro contato com a escrita da Bruna Vieira e ela conversou muito comigo.

Was this review helpful?

Bruna Vieira ficou conhecida no mundo da internet ao criar o blog Depois dos Quinze. Ela sempre gostou de escrever e já tem mais de 4 livros publicados. Mas hoje vou conversar com vocês sobre o seu primeiro livro de poemas: Meu corpo virou poesia.

Adquiri o exemplar em ebook disponibilizado pela Companhia das Letras através da plataforma NetGalley. Fiz a leitura todos os dias junto com o meu café da manhã. Era bom começar o dia com a companhia das palavras da Bruna Vieira.

Eu não sei nem o que falar sobre esse livro. É um livro que desperta os mais diversos sentimentos na gente.

Quem nunca teve o coração dilacerado por um amor que atire a primeira pedra. Impossível não se conectar com um ou outro poema (ou com todos, talvez). Bruna se desnudou de todas as maneiras ao escrever esses versos. Mostrou o quanto sofreu e se apagou só pelo fato de amar alguém. Conseguiu colocar em linhas o quanto se sentia só e iludida. O quanto se dedicou e não viu retorno.

Mas também mostrou que podemos ser resilientes, que podemos aprender na dor, que podemos (e devemos) nos reconectar com aquilo que nos importa e deixar no passado tudo que aquilo que nos causo dor, seja por causa do amor ou de qualquer outro motivo.

Conforme eu ia lindo o livro fiquei impressionada pelo tanto que ela se mostrou vulnerável ao falar abertamente sobre o que ela passou, sobre seus medos, sonhos e esperanças. Não é difícil a gente não se identificar com um outro poema ou talvez com o livro inteiro. As palavras são simples, profundas e tão carregadas de todos os sentimentos possíveis.

Os temas abordados são os mais: solidão, decepção, morar fora do país, relacionamento abusivo, autoconhecimento, perdão e redescobrimento. No final, o que vemos é um retorno a si mesma depois de tanto tempo se deixando de lado para satisfazer vontades do outro. É um florescer após um rigoroso inverno. O livro conta também com ilustrações da talentosíssima Brunna Mancuso que traz a imagem para acompanhar os versos

Meu corpo virou poesia um livro de poesias muito sensível e real e que eu realmente recomendo a leitura para todos que curtem o gênero poesia com essa pegada mais atual. Impossível não gostar mais ainda da escrita da Bruna Vieira após essa leitura.

Was this review helpful?

Um livro profundo e íntimo, que nos faz refletir do começo ao fim. Bruna Vieira foi certeira em todas as palavras, até quem não é fã de poesia vai se apaixonar, exatamente como aconteceu comigo. A sensação é de uma conversa com uma amiga que deixa a gente desabafar para depois nos dar os melhores conselhos. A divisão dos poemas de acordo com as partes do corpo é incrível e milimetricamente calculada. É um daqueles livros que ficam na cabeça por muito tempo! Amei.

Was this review helpful?

Dica de Leitura : Meu corpo virou poesia @editoraseguinteoficial @brunavieira

🌻“Seguimos em sentidos opostos,
mas será que algum dia estivemos na mesma direção ? “

Meu corpo virou poesia é uma coletânea de textos e poemas divididos em : Cabeça Garganta, Pulmão e Ventre.
Sobre amar a si e se sentir confortável com isso.
De não se perder para encontrar o outro
Apreciar e agradecer quem está do seu lado nas horas difíceis.

🌻Será que realmente eu gostava de você ou da ideia de estar gostando de você ?

Esse é um gênero que eu gosto bastante de ler, porque sempre tem uma parte ou outra que comunica com os meus mais íntimos sentimentos.

🌻”Use sua energia
Para se curar
Antes de tentar sair por aí
Curando os outros”

Que por muitas vezes me faz refletir sobre assuntos tão cotidianos, mas que com a correria do dia a dia passam despercebidos.

🌻A solidão só faz companhia
para quem não se fez companhia.

Um livro de apenas 182 páginas, mas carregado de emoção e palavras que falam direto ao coração. Com ilustrações que agregam muito o contexto e uma capa perfeita.

Que indico a todos que gostam de uma leitura mais reflexiva entre as leituras mais pesadas. Ou que queiram presentear um amigo.

🌻”Seja fiel
Ao que deseja mudar.
O reflexo que o espelho não mostra
É oque mais precisa da sua atenção.”

Livro cedido em parceria com a @companhiadasletras

◾️Agora é com vocês. Já leram ?! Gostam de livros do gênero ?!

Was this review helpful?

Bruna fez um trabalho e tanto. Poesias intensas, cheias de vulnerabilidade e, sendo bem sincera, inspiradoras. Tiveram um efeito super especial em mim, palavras que serviram como um choque - talvez um tapa na cara - e outras que me acolheram de forma intensa.

Was this review helpful?

A palavra "poesia" vem do latim poesis que deriva de um conceito grego onde há manifestação da beleza e dos sentimento estético através das palavras; então partindo desse conceito fica muito difícil julgar se um livro é bom ou ruim (até porque não acredito que um livro seja inteiramente perfeito ou ruim, vai muito da experiência de leitura e momento de vida) afinal de contas literatura tem o poder de nos emocionar e de nos irritar. Então embora essa resenha expresse a minha experiência de leitura eu já adianto que a tentativa de ler gêneros que você não está acostumado é sempre muito valida e se você não costuma ler poesia esse é um bom inicio.


Eu me desmoronei por inteiro para tentar caber em você.

Bruna Vieira é uma influeencer a mais de 10 anos na internet , se você a acompanha por muito tempo esse livro vai preencher o longo período de silencio que se deu depois do rompimento do noivado que a fez morar fora do Brasil pela primeira vez,e, se esse for o caso prepare-se para tomar as dores dela enquanto mulher e vibrar com cada caquinho que pacientemente ela colou, nessas paginas você vai acompanhar o longo caminho de volta a quem um dia ela foi, mas quando voltamos para um lugar nunca voltamos a mesma pessoa, e tá tudo bem ser assim, talvezes só tenhamos que lidar com a dorzinha do estranhamento.

Ouvi dizer que amor próprio ainda é o jeito mais corajoso de amar.

Se você não tem a minima ideia de quem seja a Bruna, talvez você se relacione com o livro de uma maneira distinta porque mesmo que você não saiba minimamente qualquer fato do relacionamento que ela cita constantemente, você em algum momento vai se reconhecer ou reconhecer a história de alguém nessas linhas, afinal de contas amor e dor são materiais para poema desde a Grécia clássica.

Amar é maré.Você não desiste de navegar e pula fora do barco [...] Mas você me empurrou para a pior das tempestades.Advinha? Eu descobri que o mar gosta de mim.

O que me ganhou desde a primeira linha ( e eu já conhecia a Bruna desde o começo do blog Depois dos quinze) foi a coragem , coragem de se entregar ao amor, coragem de se entregar a dor e mais do que qualquer outra coisa coragem de expor essa dor . talvez como boa virginiana que eu sou eu jamaias conseguiria abrir pro mundo as minhas cicatrizes, apesar de gostar tanto das minhas como a Bruna aprendeu a gostar das dela.

Eu quase nunca leio sinopses mas essa em particular define muito bem o livro, as seções são quase um mapa, uma mapa de quem se perdeu e está se reconectando ou um mapa que te mostra que não vale a pena tentar se encaixar numa amor que não te cabe. Entenda que não estou dizendo que não vale a pena se apaixonar, aqui devemos celebrar o fato que a Bruna ressurgiu das cinzas ainda mais ruiva e forte, empoderada e pronta pra fazer de suas dores um livro, mas em alguns momentos o livro aponta mesmo que sutilmente o quanto se desconectar de si pode nos levar a lugares mais sombrios dentro da gente e é nesse momento que devemos ter plena consciência que nenhum grande amor vai te fazer sofrer. Esse é o clichê que nenhuma de nós deveríamos se quer pensar em tolerar...o amor não deveria doer, nem machucar.

Toda vez que gritamos roubamos o silêncio de quem estava por perto.

Resenha completa no blog : www.everylittlebook.com.br

Was this review helpful?

𝓔𝓼𝓬𝓸𝓵𝓱𝓪...
"eu sempre serei a minha melhor opção. E eu sempre vou me escolher, mesmo quando ninguém mais ousar fazer isso."

Quero falar com vocês sobre poesia... Mais precisamente sobre este livro da autora/booktuber/bookstragramer @brunavieira

Para quem não sabe, este não é o primeiro livro da Bruna, este é sim, o seu primeiro livro do gênero. A Bruna mudou-se fazem alguns anos para os EUA, acreditando que essa seria uma fase cheia de conquistas e repleta de amor. No entanto, as coisas tornaram-se complicadas e Bruna se viu solitária e vazia. Daí então surgiu "Meu corpo virou Poesia".

Este livro está dividido em quatro partes como na própria sinopse diz: Cabeça, Garganta, Pulmão e Ventre. Onde através de versos autora relata todos os aprendizados e ensinamentos que teve durante esse tempo fora do Brasil.

Cada verso é carregado de sentimentos vívidos, onde podemos sentir a intensidade das lembranças e cicatrizes que foram deixadas por todo o corpo da autora.

Às amantes de poesia, este é um livro repleto de toda a intensidade e encanto que uma bela escrita pode trazer. Para quem ainda não conhece e nunca se aventurou no mundo da poesia, essa é uma ótima maneira de entrar neste universo. A escrita é fluida e de linguagem clara, ou seja, possui um fácil entendimento e é rica em sentimentos

Was this review helpful?

"O mundo me inspira mas também tira um pouco de mim. E eu preciso de tempo para me achar de novo toda vez." @brunavieira

Foi isso que este livro fez: permitiu que eu me encontrasse novamente, que me conectasse com muitos dos sentimentos que me faltavam palavras para expressar. Me ajudou também a sair de uma ressaca literária tensa e me fez buscar ler mais poesia (só esse mês já li dois livros do gênero!).
"O meu corpo virou poesia" é uma obra de muita beleza e que mostra um amadurecimento imenso da Bruna, autora que acompanho desde o início do @depoisdosquinze. Recomendo tanto pra quem já possui o hábito de ler poesia quanto pra quem não tem, pois de qualquer forma você irá se apaixonar pela sutileza desses versos. Livro lindo demais! ❤️

Was this review helpful?

✍🏻 ⟨⟨Meu Corpo Virou Poesiα | Brunα Vieirα | @editoraseguinteoficial | 3/5⭐⟩⟩

Sejα qual for α suα crençα, duvide de tudo,
menos do αmor.
E dα cαpαcidαde de se curar.

Vendo αqui de forα, você é uma lindα pαisagem, e cαdα curvα, cαdα flor, cαdα bαter de αsαs importα.
Floresçα.
🍃🌹

Esse é um livro de poesias, dividido em quatro partes: cabeça, garganta, pulmão e ventre.

Há poemas sobre desilusões amorosas, a sensação de não pertencer a lugar algum, o processo de cura, amor-próprio e sororidade.

💬
Meu primeiro contato com a escrita da autora e apesar de não ter o costume de ler livros de poesias, gostei e indico principalmente às mulheres, há mensagens importantes nesse livro que servem de bons conselhos. Das 4 partes as que mais gostei foram "pulmão" e "ventre" percebi os poemas mais maduros em contrapartida a "cabeça" e "garganta". Meu Corpo Virou Poesia é sobretudo acerca de amor, e nos passa as mensagens de que somos nosso próprio lar, confie no processo de cura (que vem com o tempo) e se ame primeiro antes de tentar amar ao próximo.

Was this review helpful?

"Meu corpo virou poesia" foi uma grata surpresa!

Não sou a maior fã de poesia, inclusive, leio poucos livros, mas esse ano decidi diversificar mais as leituras e como alguém que acompanhou a Bruna por algum tempo, principalmente na adolescência, fiquei curiosa, principalmente por abordar questões sobre reencontro consigo mesmo, uma temática que interessa.

Por de versos livros - e não só na estrutura -, Bruna passeia pela vulnerabilidade, os medos, os momentos de se perder, para, no fim, mergulhar no encontro com ela mesma e criar uma versão que ela goste. A jornada foi bem interessante, não consigo dizer uma parte preferida, pois o conjunto, a seleção de poemas, funciona muito bem.

Uma leitura para fazer de peito aberto e deixar o coração quentinho.

Was this review helpful?