Cover Image: Ruído

Ruído

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Resenha Ana Luiza Poche

O novo livro do ganhador do nobel de economia, Daniel Kahneman, junto com mais dois autores, Cass Sunstein, autor de “Nudge”, e Olivier Sibony, autor de “Você está prestes a cometer um erro terrível”, esclarece sobre a variabilidade nos nosso julgamentos e tomadas de decisões, focando no erro aleatório, em vez do erro sistêmico, ou viés, abordado em “rápido e devagar”.

No meu primeiro momento de leitura, pensei que seria só mais um livro maçante, apesar da boa experiência que tinha tido com o Daniel em seu outro livro. Mas os autores, de uma forma muito agradável, conseguiram organizar essas informações e entregar discussões práticas e úteis sobre a presença de ruído e porquê de sua existência.

Se você entende um pouco de gestão, estatística ou fez algum curso de engenharia ou administração, pode sentir certa familiaridade com o tema. Mas não se engane em achar que essa discussão se reserva apenas a esses casos. Os autores se dedicam a explicar de maneira fácil as definições de erro, apresentando até a lógica de algumas equações estatísticas famosas. E se isso for abstrato, eles entregam exemplos didáticos e discorrem sobre eles até que todas as definição de ruído e suas subcategorias, sejam entendidas pelo leitor.

Recomendo a leitura por esse motivos e pelas discussões além das grandezas matemáticas e cálculos estatísticos. Estamos cercados de ruído, inclusive nos setores onde deveríamos sermos tratados com justiça, e essa discussão é importante para entendermos duas coisas que os autores trazem logo no início:

🔸 Há sempre variabilidade em nossos julgamentos e precisamos reduzir esses erros para que tomemos decisões mais precisas ou para que tenhamos julgamentos mais justos.

🔸 Porém o ruído é natural e, inclusive, importante em alguns aspectos para manter a individualidade dessas tomadas de decisão e tenhamos um julgamento menos robotizado, compreendendo a complexidade da existência humana.

Livro: Ruído, Uma falha no julgamento humano
Autor: Daniel Kahneman, Olivier Sibony e Cass R. Sunstein
Tradução: Cássio de Arantes Leite
Editora: Objetiva
Ano: 2021
Nota:4/5

Was this review helpful?

📚 Livro da vez: "Ruído: uma falha no julgamento humano", de Daniel de Daniel Kahneman, Olivier Sibony e Cass R. Sunstein.

🏆 Kahneman, Prêmio Nobel de Economia e autor de "Rápido e Devagar" reuniu-se com outros dois professores para apresentar um grande livro, provavelmente mais um best seller.

💸 É senso comum que o viés em um julgamento frequentemente confirma e reforça preconceitos. Empresas e governos conscientes tentam reduzir o viés em seus julgamentos - seja em processos judiciais, nos diagnósticos médicos ou na contratação de empregados. Mas e quanto ao ruído, ou seja, à variabilidade em julgamentos que deveriam ser idênticos e que não é motivada por um viés, mas pela falta de escalas e de padrões confiáveis? É esse problema que os autores estudam no livro, e salientam: o ruído é onipresente, os custos que ele gera são altíssimos e deveríamos estar preocupados em reduzi-lo.

📈 Os autores apoiam sua defesa pela redução do ruído em estatísticas e pesquisas comportamentais. Em certos momentos, o livro fica denso (especialmente para quem não tem familiaridade com estatística), mas os autores percebem e apoiam o texto em uma série de exemplos e exercícios que facilitam a compreensão.

🖥️ Algumas das conclusões podem chocar, como a constatação de que até um algoritmo simples é mais confiável que o julgamento humano. Ora, você pode pensar, mas e os casos de discriminação causados por algoritmos? Os pesquisadores argumentam que são pontuais e evitáveis, e defendem o aprimoramento dos algoritmos, não o seu descarte.

✔️ Do ponto de vista humano, insistem na adoção de treinamento e técnicas capazes de diminuir o ruído e argumentam que discricionariedade, criatividade e intuição não deveriam ser cultuadas quando claramente produzem erros a um alto custo.

⚠️ Polêmico? Pode ser, mas os argumentos são tão bem apresentados que, mesmo que você queira refutá-los, terá trabalho.

✨ Estrelinhas no caderno: ⭐⭐⭐⭐⭐

Was this review helpful?