Skip to main content

Member Reviews

Particularmente gosto de livros que acompanhamos os personagens ao passar do tempo, principalmente esses com laços familiares. Além de ser um livro nacional que trás nossa cultura e nosso povo de uma forma sem igual. Nesse livro vamos acompanhar três irmãos que são separados na infância, seus encontros e desencontros. É uma leitura que depois que você começa só para quando o livro acaba, você é puxado para dentro da narrativa de uma forma surreal. Não são todos os autores que conseguem fazer isso da mesma forma que Andrea Del Fuego. Acredito que a separação do livro por capítulos pequenos ajude o leitor a se envolver na história e não conseguir largar. Ler um capítulo atrás do outro, pois os capítulos são curtos, qual leitor nunca fez isso? E dessa forma quando vê o livro já acabou e só resta a saudade da história e dos personagens.
Esse livro me deu vontade de ler tudo da autora e ver como serão os outros livros dela.

Was this review helpful?

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu gostei, não se tornou um livro favoritado, mas tive uma boa experiência de leitura! Em Os Malaquias vamos conhecer a história dos irmãos Nico, Júlia e Antônio que perdem os pais muito cedo e acabam sendo separados. Vamos conhecer a história dos três desde a infância até a fase adulta.

Nico, o mais velho, é levado por um grande fazendeiro da região para trabalhar para ele. Júlia é adotada por uma família, mas ao invés de ser tratada como filha, acaba se tornando empregada doméstica da casa. Antônio, que é anão, fica aos cuidados das freiras do orfanato, já que nenhuma família se interessa em adotá-lo.

O livro traz situações realistas e que com certeza são a realidade de muitas crianças pobres no Brasil, que acabam ficando órfãs. A autora mescla essas situações duras e reais, com elementos de realismo mágico. Aliado a isso, ela cria uma ambientação incrível da paisagem rural brasileira, fazendo o leitor se sentir transportado para Serra Morena, local no qual a história se passa.

Apesar disso, senti falta de mais aprofundamento. Acredito que, caso tivesse menos personagens ou mais páginas, a autora poderia ter explorado mais a personalidade e as motivações dos irmãos. Em algumas situações, eu fiquei sem entender o porquê da decisão de alguns personagens. Apesar disso, achei uma boa história e recomendo a leitura!

Was this review helpful?