Cover Image: A descoberta do frio

A descoberta do frio

Pub Date:   |   Archive Date:

Member Reviews

Pessoas começam a desaparecer, após serem acometidas por um repentino frio. O que elas têm em comum? São todas negras. Muitos tentam alertar sobre o estranho frio e os desaparecimentos, mas a sociedade se mantém indiferente ao que está acontecendo.

Com essa premissa, o autor Oswaldo de Camargo, cria uma história inteligente, que usa a metáfora do estranho frio que acomete somente negros e que ninguém dá atenção, para falar sobre o racismo. Inúmeros são os casos de pessoas que relatam ter sofrido racismo no Brasil, porém, nada de concreto é feito para enfrentar o problema.

A Descoberta do Frio é um livro curto, mas com uma mensagem importante. Foi meu primeiro contato com o autor e me interessei em conhecer mais do seu trabalho. Recomendo a leitura!

Was this review helpful?

Esse livro fala sobre um frio que assola apenas a parcela negra, mulata e de criolos da população. Quando comecei a ler eu sabia apenas isso sobre o livro, não conhecia o autor e, admito, não conhecia as referências que aparecem ao longo da novela. Entretanto, o autor construi uma narrativa envolvente mostrando como um grupo de pessoas onde seria esperado o apoio mutuo, na realidade parece se dividir em grupos específicos, que julgam-se entre si. Um dos personagens principais, que é o próprio frio, é questionado pelos próprios personagens sobre sua origem: seria ele uma analogia sobre a segregação racial? um delírio? ou uma doença real?. Zê Antunes faz o papel de tentar provar a sua existência, sendo sempre duvidado por todos que os escutam. No fim, achei um bom livro com narrativa super fluida (li em apenas 2 horas) com ótimas discussões e reflexões.

*Obrigada ao Netgalley e a editora Companhia das Letras pela oportunidade de ler esse ebook.*

Was this review helpful?