
Member Reviews

Para mim é sempre muito difícil escrever sobre um livro quando eu o favorito, em geral eles mexem demais comigo de uma forma que por mais que eu fale e fale nunca acho que é o bastante, mas, aqui estou eu para tentar resenhar mais um livro favorito.
A primeira coisa que preciso falar sobre esse livro é que ele já começou me abalando pela nostalgia que ele me causou, Renan foi tão perspicaz com esse livro posso dizer até que ele tem um tom histórico tendo em vista a passagem de tempo que o mesmo tem? Brincadeiras a parte, o autor me arrebatou com o desenvolvimento da narrativa, com o ritmo fluido da história mesmo nos momentos de altos e baixos do protagonista, com as referências e inclusões de cultura pop, com o cuidado que ele teve ao abordar alguns plots presentes no livro.
Lucas é aquele tipo de protagonista que se gosta muito fácil, ao mesmo tempo em que se quer descer o cacete nele por algumas escolhas que ele faz, mas, essa é a real graça do personagem, ele tem características muito fortes de pessoas reais e comuns presentes em nossa vida e isso o que o torna um personagem tão interessante e gostoso de acompanhar. Lexa é a melhor amiga de Lucas e ela é simplesmente maravilhosa, ela é osso duro de roer e está lá sempre que Lucas precisa e claro sempre conta com a ajuda dele pra tudo. Ramon é um terremoto completo, o personagem chega para movimentar a história e sinceramente eu adorei ele. Temos outros ótimos personagens na história e esse é um dos pontos fortes do livro, todos os personagens são muito carismáticos e relevantes, até mesmo aqueles que a gente odeia.
Acho que o que mais me impactou nesse livro foi o tanto de empatia que eu acabei criando pelo protagonista, eu também fui uma criança nos anos 2000 e acabei por vivenciar muitas das coisas que Lucas vive no livro, "a cartilha de regras" era uma realidade e a ideia de ser descoberto sempre foi um completo terror. O maior acerto do Renan foi trabalhar essa período temporal, porque sem dúvidas muitas pessoas irão se identificar com o protagonista por isso.
Preciso reforçar que o Renan inseriu na história alguns temas bem importantes além de homofobia que está presente na história por motivos óbvios, eu claramente não vou dizer quais são os temas para não gerar nenhum tipo de spoiler, mas, eu gostei bastante da forma como ele aborda e desenvolve esses temas.
Eu adorei esse livro gente e não posso deixar de dizer que acompanhar toda a jornada de Lucas, foi arrebatador, mas, eu preciso dizer o quanto eu fiquei em êxtase com o final da história, terminei o livro batendo palmas completamente realizado com o final realista e satisfatório que o autor criou para a história. O tempo passa, as coisas mudam, as pessoas mudam, as escolhas mudam, as prioridades mudam e a nossa busca deve ser sempre por aquilo que nos fará bem, nos fará feliz, é como diz o ditado nem sempre o amor da sua vida é o amor para sua vida.