
Member Reviews

Achei Análise um livro extremamente honesto, da Vera como pessoa, escritora e profissional, e também com o leitor.
Com uma linguagem direta, Vera deixa fluir suas vivências, desde a infância até as análises que fez. Em nenhum momento tenta mostrar um caminho, pelo contrário, deixa claro que tudo ali pertence à sua própria experiência, e que cada um terá seu próprio caminho a trilhar.
Ao mesmo tempo, é um livro provocativo e uma leitura que nos lança uma pergunta inevitável: Você está sendo honesto consigo mesmo?

Acompanho a Vera Iaconelli pelas redes sociais e podcasts há algum tempo e gosto de tudo que ela diz. Comecei a ler seus livros pelo - maravilhoso - "Manifesto Antimaternalista", e agora chego ao - impecável - "Análise", sua mais recente publicação.
Diferente do primeiro que li, aqui ela traz muito de si mesma, de sua história familiar e origens, para além das contribuições psicanalíticas. Através de sua imersão na análise pessoal, o porquê de ter entrado nesse "mundo", e os atravessamentos de suas sessões em sua vida, vamos conhecendo como esse processo deve acontecer.
Para a psicanálise, "uma forma de elaborar o trauma é dar-lhe sentido no laço social", e é exatamente isso que Vera faz. De maneira bem desnuda, acompanhamos suas memórias por traumas da infância, a vida dupla de seu pai, violência doméstica na família, casamento, divórcio, maternidade...
Apesar de ser mantido o estilo didático, já característico da autora, de abordar diversas questões e colocá-las ao alcance de qualquer leitor leigo, nesse lançamento nos sentimos mais próximos da Vera em sua intimidade.
Essa união da literatura com a psicanálise, da vida pessoal com a acadêmica, em que o leitor é naturalmente convidado a refletir sobre si mesmo, através da análise da autora, me conquistou demais e fez com que a leitura fosse favoritada!
Recomendo muito!